Efeito de indutores de resistência em híbridos de milho na atratividade do pulgão Rhopalosiphum maidis (Fitch, 1856) (Hemiptera: Aphididae)

Autores

  • André Cirilo de Sousa Almeida Instituto Federal Goiano Câmpus Urutaí
  • Lucas Pereira Silva Instituto Federal Goiano Câmpus Urutaí
  • Flávio Gonçalves de Jesus Instituto Federal Goiano Câmpus Urutaí
  • Luciano Nogueira UNESP Jaboticabal
  • Maurílio de Sousa Neto Instituto Federal Goiano Câmpus Urutaí
  • Paulo César Ribeiro da Cunha Instituto Federal Goiano Câmpus Urutaí

Palavras-chave:

insecta, MIP, pulgão-do-milho, silício, Zea mays

Resumo

O pulgão-do-milho Rhopalosiphum maidis (Fitch,1856) (Hemiptera: Aphididae), é encontrado praticamente em todas as regiões do Brasil, causando danos econômicos a esta cultura. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da aplicação de fontes silicatadas na atratividade e preferência ao pulgão R. maidis em dois híbridos de milho. O experimento foi desenvolvido no Laboratório Entomologia Agrícola do Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí. A aplicação dos tratamentos foi realizada nas plantas dos híbridos P30K64H e BM207. Foram testados cinco tratamentos: 1 - Testemunha; 2 - Silicato de sódio a 2%; 3 - Silicato de potássio a 2%; 4 - Silicato de Cálcio e Magnésio via solo a 2% e 5 - Acibenzolar-s-methyl (ASM) (25 g ha-1). Estudou-se a atratividade de R. maidis nas plantas tratadas com as fontes silicatadas em testes de não-preferência com e sem chance de escolha. A aplicação de silício contribuiu para o aumento na indução da não-preferência ao Rhopalosiphum maidis em plantas de milho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-10-07

Como Citar

de Sousa Almeida, A. C., Pereira Silva, L., Gonçalves de Jesus, F., Nogueira, L., de Sousa Neto, M., & Ribeiro da Cunha, P. C. (2014). Efeito de indutores de resistência em híbridos de milho na atratividade do pulgão Rhopalosiphum maidis (Fitch, 1856) (Hemiptera: Aphididae). Agrarian, 8(27), 23–29. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/2735

Edição

Seção

Artigo - Fitotecnia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)