Índices zootécnicos de ovinos cruzados criados em duas propriedades no Pantanal de Miranda, MS
Palavras-chave:
aptidões, fenótipos, genótipos, morfologia, seleçãoResumo
Analisou-se o escore corporal (EC), peso vivo (PV), índices morfométricos (IM) e conformação (ICO) de 51e 24 ovinos oriundos do cruzamento entre ½ Santa Inês +½ Dorper (SIxD) e ½ Suffolk +½ Sem Padrão Racial Definido (SxSPRD), respectivamente, distribuídos entre machos e fêmeas, em duas propriedades no Pantanal de Miranda-MS. Analisaram-se efeitos fixos de cruzamento, sexo e interação cruzamento*sexo. Considerando os IM, EC e PV, realizaram-se análises multivariadas para redução de variáveis a serem mensuradas; e correlação de alguns IM com PV, EC e ICO. Nas características analisadas, houve efeito das fontes de variação. O cruzamento SIxD apresentou maiores valores entre os IM. Os ovinos SIxD e SxSPRD demonstraram condição corporal moderada e magra, respectivamente. Esses valores corroboraram com o PV, onde se observou diferença de 20,11% a mais de PV no SIxD. O ICO classificou os ovinos de ambos os cruzamentos como curtos, altos, retilíneos e com boa habilidade na produção de carne, com amena superioridade da capacidade corporal nos ovinos SIxD. Notou-se correlação alta e significativa entre perímetro torácico e PV, indicando que o perímetro torácico apresenta-se como uma boa medida indicativa de PV. Com base no peso das variáveis analisadas pelas multivariadas, determinaram-se aquelas de maior importância de acordo com cada componente principal (CP), sendo necessários apenas 3 e 4 CP com autovalor mínimo de 1,0, acumulando 70,40% e 73,23% da variância acumulada no SIxD e SxSPRD, respectivamente. Para ovinos oriundos de ambos os cruzamentos sugeriu-se oito medidas, permitindo redução de 50% das variáveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores autorizam a publicação do texto na da revista;
É reservado aos editores o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação;
A Agrarian não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores;
Autores garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outro periódico;
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
- Após a publicação, os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online – em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica, desde que a publicação não tenha fins comerciais.