Características agronômicas do sorgo forrageiro em função de sistemas de preparo do solo e velocidades de deslocamento do conjunto trator-equipamento.

Autores

  • Hideo de Jesus Nagahama Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
  • Hideo de Jesus Nagahama UNIVASF
  • Jorge Wilson Cortez UFGD
  • Alan da Cunha Honorato UNIVASF
  • Victos Fonseca de Araújo UNIVASF

Palavras-chave:

Argissolo amarelo, mecanização agrícola, sorghum bicolor.

Resumo

O sorgo por constitui-se em uma múltipla alternativa de alimentação por apresentar elevado potencial produtivo tanto na alimentação animal quanto humana. Tomou-se como objetivo avaliar as características agronômicas do sorgo forrageiro submetido a cinco sistemas de preparo do solo e quatro velocidades de deslocamento do conjunto trator-equipamento. O experimento foi conduzido no Campus de Ciências Agrárias – UNIVASF, Petrolina-PE em parcelas subdivididas com quatro repetições (blocos); constituído por cinco sistemas de preparo do solo aplicados nas parcelas: sem preparo primário, grade tandem mais arado de aiveca, grade off-set de discos de 0,56 m, grade off-set de discos de 0,61 m e grade tandem mais escarificador, enquanto que nas subparcelas aplicou-se as velocidades de deslocamento do conjunto trator-equipamento: 2,45 km h‑1; 3,88 km h-1; 5,72 km h-1 e 6,50 km h-1; com posterior semeadura de sorgo forrageiro BRS 610, híbrido simples. Avaliaram-se os parâmetros: número de dias para emergência, estande final e inicial, porcentagem de sobreviventes, diâmetro de colmo, altura de plantas, e biomassa verde e seca do sorgo forrageiro. Os dados foram analisados pela análise de variância e teste de Tukey a 5% de probabilidade para comparação de médias (fatores qualitativos) e análise de regressão (fatores quantitativos). A altura de plantas, biomassa verde e seca, e o diâmetro de colmo foram influenciados pelos sistemas de preparo do solo enquanto que as velocidades de deslocamento não influenciaram a emergência de plântulas, o estande inicial e final, e o diâmetro de colmo. Altura de plantas e produtividade estabilizam-se a partir dos 90 dias após emergência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hideo de Jesus Nagahama, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Engenheiro Agrônomo, Mestre em Engenharia Agrícola da UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Av.: Antônio Carlos Magalhães, 510 - Santo Antônio - CEP: 48.902-300 - Juazeiro/BA.

Hideo de Jesus Nagahama, UNIVASF

Engenheiro Agrônomo, Mestre em Engenharia Agrícola da UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Av.: Antônio Carlos Magalhães, 510 - Santo Antônio - CEP: 48.902-300 - Juazeiro/BA.

Jorge Wilson Cortez, UFGD

Engenheiro Agrônomo, Prof. Adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Ciências Agrárias, Bolsista de Produtividade CNPq.

Alan da Cunha Honorato, UNIVASF

Graduando do Curso de Engenharia Agronômica da UNIVASF.

Victos Fonseca de Araújo, UNIVASF

Graduando do Curso de Engenharia Agronômica da UNIVASF.

Downloads

Publicado

2017-07-26

Como Citar

Nagahama, H. de J., Nagahama, H. de J., Cortez, J. W., Honorato, A. da C., & Araújo, V. F. de. (2017). Características agronômicas do sorgo forrageiro em função de sistemas de preparo do solo e velocidades de deslocamento do conjunto trator-equipamento. Agrarian, 9(32), 118–127. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/2607

Edição

Seção

Artigo - Fitotecnia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>