Desempenho agronômico do milho em sistema de adubação verde
Palavras-chave:
adubação verde, física de solo, Zea mays.Resumo
A técnica conhecida por adubação verde, baseia-se na utilização de outras culturas, que mesmo sem fins comerciais diretamente, podem melhorar os resultados de grandes culturas. A adubação verde tem efeitos diferenciados sobre o solo, principalmente como fonte de nutrientes, destacando-se o nitrogênio. Objetivou se avaliar o desenvolvimento da cultura do milho e as características físicas do solo após utilização de diferentes adubos verde. O experimento foi conduzido na área de cultivo protegido.O delineamento experimental utilizado foi o de blocos inteiramente casualizados (DBC), com repetições. Os tratamentos foram constituídos por quatro tipos diferentes de adubos verdes, foram utilizados: estilosantes Campo Grande (T2), feijão de porco (T3), feijão guandu (T4), mucuna branca (T5), e um tratamento testemunha (T1), totalizando 5 tratamentos. Cada unidade experimental foi composta de 3 linhas de milho, espaçadas 0,70 m entre linhas por 2,0 m de comprimento, com aplicação dos adubos verde nas entre linhas. Aos 45 e 80 dias 15 após a emergência (DAE), procederam-se as avaliações da altura da planta, diâmetro do colmo, sendo também avaliado as 80 DAE, a altura da inserção da primeira espiga e analise de solos para obtenção das características físicas do solo. Houve diferenças significativas para as variáveis altura da planta e diâmetro do colmo. Para a característica altura de inserção da primeira espiga não foram verificadas diferenças significativa entre os tratamentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores autorizam a publicação do texto na da revista;
É reservado aos editores o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação;
A Agrarian não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores;
Autores garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outro periódico;
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
- Após a publicação, os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online – em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica, desde que a publicação não tenha fins comerciais.