Reguladores vegetais e nitrogênio em cobertura em feijoeiro de inverno no sistema plantio direto

Autores

  • Marina Munhoz Rosato Ferreira Universidade Estadual Paulista, Campus de Ilha Solteira, Faculdade de Engenharia, Ilha Solteira, SP.
  • Orivaldo Arf Universidade Estadual Paulista, Campus de Ilha Solteira, Faculdade de Engenharia, Ilha Solteira, SP.
  • Douglas de Castilho Gitti Universidade Estadual Paulista, Campus de Ilha Solteira, Faculdade de Engenharia, Ilha Solteira, SP.
  • Luiz Henrique Zuculo Ferreira Engenheiro Agrônomo, Usina Santa Adélia, Pereira Barreto, SP.
  • Juliano Costa da Silva Universidade Estadual Paulista, Campus de Ilha Solteira, Faculdade de Engenharia, Ilha Solteira, SP.

Palavras-chave:

Adubação, Phaseolus vulgaris L., produtividade

Resumo

O feijoeiro tem grande importância na economia e alimentação do brasileiro. O nitrogênio é o nutriente absorvido em maior quantidade pelas plantas. O uso de reguladores vegetais aliados à adubação nitrogenada tem sido estudado no sentido de incrementar a produtividade e melhorar a qualidade do feijoeiro. O trabalho foi executado com o objetivo de estudar o efeito de doses de nitrogênio em cobertura e modos de aplicação de reguladores vegetais no desenvolvimento e produtividade do feijoeiro de inverno no sistema plantio direto. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados com quatro repetições e os tratamentos dispostos em esquema fatorial 4x4 constituído pela combinação de doses de nitrogênio em cobertura (zero, 40, 80 e 120 kg ha-1) aplicadas no estádio V4 e modos de aplicação de reguladores vegetais (aplicação de 5,0 mL kg-1  de sementes durante a operação de tratamento das sementes; aplicação via foliar - aplicação de 0,5 L ha-1 na fase R5; aplicação nas sementes (5,0 mL kg-1  de sementes) e via foliar (0,5 L ha-1 na fase R5) e uma testemunha (sem aplicação de RVs). Os experimentos foram conduzidos sob pivô central, em sistema plantio direto, após o cultivo das culturas do arroz (2011) e milho (2012) no município de Selvíria (MS), no período de outono-inverno de 2011 e 2012 em um Latossolo Vermelho distrófico álico e de textura argilosa. Os reguladores vegetais, na dose e modos de aplicação estudados, não influenciaram na produtividade, no entanto, o aumento nas doses de nitrogênio em cobertura proporcionou incremento na produtividade de grãos, até a máxima dose estudada de 120 kg ha-1.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-07-16

Como Citar

Ferreira, M. M. R., Arf, O., Gitti, D. de C., Ferreira, L. H. Z., & Silva, J. C. da. (2013). Reguladores vegetais e nitrogênio em cobertura em feijoeiro de inverno no sistema plantio direto. Agrarian, 6(21), 268–280. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/2207

Edição

Seção

Artigo - Fitotecnia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.