Infestação de plantas espontâneas em cafeeiro solteiro ou consorciado em sistema agroecológico

Autores

  • Germani Concenço Embrapa Agropecuária Oeste
  • Ivo de Sá Motta Embrapa CPAO
  • Igor Vinicius Talhari Correia Universidade Anhanguera
  • Francieli Moreira Silva Universidade Unigran
  • Gisele Brito Salomão Universidade Unigran

Palavras-chave:

infestação, consórcios, fitossociologia

Resumo

Objetivou-se com este estudo avaliar a composição, nível de ocorrência, diversidade de espécies e semelhança de infestação por plantas espontâneas, em sistemas agroecológicos. O experimento foi instalado em condições de campo, na Escola Municipal Rural Benedita Figueiró de Oliveira, no Município de Ivinhema-MS, constando do cultivo de café solteiro ou em consórcio com bananeiras. A implantação dos cultivos ocorreu em meados de 2009, e as avaliações de ocorrência de plantas espontâneas foram realizadas após três anos de manejo do sistema, no verão de 2012. Foram avaliadas a ocorrência e a composição da flora infestante em ambos os sistemas, em pleno verão, sendo quantificados a abundância, a frequência, a dominância e o valor de importância de cada espécie espontânea ocorrente. A diversidade de espécies vegetais foi estimada para cada sistema pelos índices de Simpson e de Shannon-Weiner, e os sistemas de cultivo foram ainda comparados pelo coeficiente binário assimétrico de similaridade de Jaccard. Os sistemas de cultivo diferiram quanto ao nível de infestação absoluta, e as espécies infestantes ocorrentes e sua importância no sistema também diferiram entre os sistemas de cultivo. A incidência de espécies espontâneas no consórcio de cafeeiro com bananeiras correspondeu a 17% do número de plantas e 6,5% da massa seca acumulada pelas plantas do observado no cultivo solteiro. O sombreamento proporcionado pela bananeira em consórcio com cafeeiro mostra-se como manejo cultural eficiente na supressão de plantas espontâneas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Germani Concenço, Embrapa Agropecuária Oeste

Possui graduação em Agronomia (2003), especialização em Produção de Sementes (2005) e mestrado em Fisiologia Vegetal (2005) pela Universidade Federal de Pelotas, e doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Atuou como International Agronomist da Valmont Industries (sediada em Omaha, Nebraska, USA), desenvolvendo pesquisas com arroz em diversos Países. Atualmente é pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste na área de Sistemas de Produção Sustentáveis - Manejo Integrado de Plantas Espontâneas.

Ivo de Sá Motta, Embrapa CPAO

Concluiu o doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual de Maringá (2005). Atualmente é Pesquisador A na área de Agroecologia da EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Atuou no IAPAR - Instituto Agronômico do Paraná na função de Pesquisador em Agroecologia e na EMATER Paraná - Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural como Extensionista Agrícola. Formação em Agronomia, com experiência em Fitotecnia - Sistemas de Produção, atuando em: Agroecologia, Agricultura Orgânica, Agricultura Familiar, Fruticultura Tropical, Olericultura, Viveiricultura, Culturas de Subsistência (Milho, Feijão e Mandioca) e Sistemas Agroflorestais.

Downloads

Publicado

2012-11-19

Como Citar

Concenço, G., Motta, I. de S., Correia, I. V. T., Silva, F. M., & Salomão, G. B. (2012). Infestação de plantas espontâneas em cafeeiro solteiro ou consorciado em sistema agroecológico. Agrarian, 6(19), 22–28. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/1846

Edição

Seção

Artigo - Fitotecnia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)