Emergência de Conyzas influenciada pela presença de resíduos vegetais

Autores

  • Oscar Mitsuo Yamashita Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Kleube Pereira Sousa Unemat
  • Sebastião Carneiro Guimarães UFMT
  • Paulo Sergio Koga Unemat

Palavras-chave:

cobertura morta, buva, incorporação, período, emergência

Resumo

A cobertura morta como alternativa de manejo à plantas daninhas já está consolidada, porém as formas de utilização desta variam em função do material empregado como tal, da planta daninha alvo, bem como em função da disposição do material no perfil do solo. Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de material orgânico de resíduos vegetal e animal na emergência e desenvolvimento inicial de buva. O primeiro experimento avaliou o efeito de serragem de madeira, casca de arroz, esterco bovino e testemunha, suas disposições no solo (misturado ou na superfície) e duas espécies de Conyza. A casca de arroz inibiu emergência tanto de Conyza bonariensis como C. canadensis. Esta última também foi afetada pelo esterco bovino. No segundo experimento, estudou-se a presença ou ausência de cobertura no substrato, quatro períodos de embebição das sementes das invasoras antes da semeadura e a duas espécies de Conyza. O período de embebição que ocorreu menor porcentagem de emergência e menor massa seca, foi o de 52 horas de embebição. A presença de casca de arroz inibiu a emergência de ambas as espécies.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Oscar Mitsuo Yamashita, Universidade do Estado de Mato Grosso

Professor Doutor do Departamento de Agronomia da UNEMAT - Campus universitário de Alta Floresta. Áreas de trabalho: fitotecnia, com ênfase em fitossanidade, manejo de plantas daninhas. Produção de sementes e armazenamento. Manejo cultura de cultivos anuais, perenes e hortaliças.

Kleube Pereira Sousa, Unemat

Estudante de Agronomia da Unemat

Sebastião Carneiro Guimarães, UFMT

Prof. da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso. Trabalha nas áreas de fitotecnia e sementes, com ênfase em biologia de plantas daninhas

Paulo Sergio Koga, Unemat

Professor Doutor do Departamento de Agronomia da UNEMAT - Campus universitário de Alta Floresta. Áreas de trabalho: fitotecnia, com ênfase em horticultura. Manejo cultura de cultivos anuais, perenes e hortaliças.

Downloads

Publicado

2012-09-18

Como Citar

Yamashita, O. M., Sousa, K. P., Guimarães, S. C., & Koga, P. S. (2012). Emergência de Conyzas influenciada pela presença de resíduos vegetais. Agrarian, 5(18), 310–318. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/1425

Edição

Seção

Artigo - Fitotecnia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)