Implantação de feijão-de-asa com utilização de semeadura direta e por mudas de diferentes idades

Autores

  • Larissa Cristina Duarte e Silva UNEMAT
  • Santino Seabra Júnior UNEMAT
  • Renê Arnoux da Silva Campos UNEMAT
  • Luan Fermando Ormond Sobreira Rodrigues UNEMAT
  • Mônica Bartira da Silva UNEMAT

Palavras-chave:

Psophocarpus tetragonolobus L., qualidade de muda, produção de muda, desenvolvimento

Resumo

Objetivou-se com este trabalho comparar a implantação da cultura de feijão-de-asa a partir de mudas e semeadura direta e verificar a idade ideal da muda para o transplantio. O experimento foi instalado e conduzido em viveiro telado no Setor de Olericultura – Campo Experimental da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, Cáceres-MT, entre os meses de abril e junho de 2009. O experimento foi constituído pelas fases de muda e a campo, sendo seis tratamentos e quatro repetições, que consistiram da semeadura direta a campo e de mudas transplantadas com cinco diferentes idades (aos 13, 18, 23, 28 e 33 dias após a semeadura). Utilizou-se delineamento inteiramente casualizado na fase de muda e para fase de campo blocos casualizados. Foram avaliados no dia do transplante o comprimento da muda, número de folhas, massa fresca e massa seca, do caule, das folhas, da reserva cotiledonar e das raízes e, após o transplante, o desenvolvimento das plantas (número de folhas e altura). Pode-se concluir com este trabalho que a implantação da cultura do feijão-de-asa através de mudas proporciona vantagens de precocidade de desenvolvimento em relação à semeadura direta, e que as plantas provindas de mudas com 13 dias após a semeadura proporcionam melhor desenvolvimento inicial da cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Cristina Duarte e Silva, UNEMAT

Possui Graduação em Agronomia pela UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Cáceres-MT (2009).

Santino Seabra Júnior, UNEMAT

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de Marília (1999), mestrado (2002) e doutorado (2005) em Agronomia (Horticultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professor em regime de dedicação exclusiva da Universidade do Estado de Mato Grosso, do curso de Agronomia/Cáceres. Ministra as disciplinas de Horticultura, Olericultura e Trabalho de Conclusão de Curso. É Ad hoc de diversas revistas da área de Fitotecnia, avaliando trabalhos sobre Olericultura (Horticultura Brasileira, PAB, Acta Amazônica, SEMINA...). Membro da Associação Brasileira de Horticultura, desde 2000, em 2010 atua como representante do Mato Grosso (delegado). Atua na Comitê Assessor de Popularização da Ciência na FAPEMAT. Vem atuando em projetos de pesquisas, extensão e interface ensino, pesquisa e extensão. Desenvolve trabalhos relacionados as linhas de pesquisa: Desenvolvimento de Sistemas de Produção de espécies Olerícolas convencionais e não convencionais, Incentivo ao consumo de Espécies Olerícolas, além de atuar em Hortas Domésticas, Comunitárias e ou Escolares.

Renê Arnoux da Silva Campos, UNEMAT

Possui graduação em Ciências Biológicas pela UFMT (2003) e mestrado em Agricultura Tropical pela UFMT (2006). Atualmente, é doutorando em Agronomia (Horticultura) pela UNESP/Botucatu-SP. Tem experiência na área de Fitotecnia, com ênfase em cultura de tecidos e cultivo de espécies não-convencionais, aromáticas e medicinais.

Luan Fermando Ormond Sobreira Rodrigues, UNEMAT

Possui Graduação em Agronomia pela UNEMAT-Universidade do Estado de Mato Grosso Cáceres-MT (2010) atualmente acadêmico do Programa de pós-Graduação em agronomia da UNIOESTE- Universidade do Oeste do Estado do Paraná, campus de Marechal Cândido Rondon-PR.

Mônica Bartira da Silva, UNEMAT

Possui graduação em agronomia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2010). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Olericultura, atuando principalmente nos seguintes temas: ambiente protegido, hortaliça e manejo orgânico. Atualmente é aluna do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Agronomia, área: Produção Vegetal atuando na linha de manejo de culturas.

Downloads

Publicado

2012-07-02

Como Citar

Silva, L. C. D. e, Seabra Júnior, S., Campos, R. A. da S., Rodrigues, L. F. O. S., & Silva, M. B. da. (2012). Implantação de feijão-de-asa com utilização de semeadura direta e por mudas de diferentes idades. Agrarian, 5(17), 236–242. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/1351

Edição

Seção

Artigo - Fitotecnia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)