Avaliação de genótipos de trigo em ambientes contrastantes quanto à disponibilidade hídrica

Autores

  • Aurinelza Batista Teixeira Condé Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - EPAMIG
  • Fábio Aurélio Dias Martins Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - EPAMIG
  • Alex Teixeira Andrade Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - EPAMIG
  • Maurício Antônio de Oliveira Coelho Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - EPAMIG

Palavras-chave:

adaptabilidade x estabilidade, irrigação, sequeiro, Triticum aestivum L.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a adaptabilidade e a estabilidade de cultivares e linhagens de trigo, cultivados sob condição normal de irrigação (sem estresse) e em condições de sequeiro (com estresse hídrico), visando a recomendação desses materiais, para as condições ambientais do cerrado mineiro. Os ensaios foram conduzidos nos municípios de Patos de Minas e Rio Paranaíba, em delineamento em blocos ao acaso, com 14 genótipos. A análise conjunta demonstrou efeito significativo para todas as fontes de variação ao avaliar o caráter peso hectolítrico e não houve efeito significativo entre os genótipos ao avaliar rendimento de grãos. As linhagens EP 062043, EP 063030 e EP 063053 apresentaram menor risco considerando o peso hectolitrico em todos os ambientes considerados, a cultivar BRS 264 se destacou apenas no ambiente favorável e a cultivar MGS Brilhante e a linhagem EP 064021 apenas no ambiente desfavorável, classificados segundo o método de Annichiarico. Quanto a rendimento de grãos a linhagem EP 063053 demonstrou ser a de menor risco. A cultivar MGS1 Aliança e as linhagens EP 063053, EP 066055 e EP 063044 foram mais estáveis no ambiente desfavorável, demonstrando características desejáveis para serem recomendados para cultivo de sequeiro no estado de Minas Gerais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aurinelza Batista Teixeira Condé, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - EPAMIG

possui graduação em Engenharia Agronomica pela Universidade Federal de Viçosa (2000), mestrado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2002) e Doutorado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Atuou como bolsista de desenvolvimento na Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - EPAMIG (Viçosa) e Analista Ambiental do Instituto Estadual de Florestas. Atualmente é pesquisadora da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - EPAMIG (Patos de Minas-MG) onde esta desenvolvendo trabalhos na área de melhoramento genético das culturas de trigo, soja e arroz.

Fábio Aurélio Dias Martins, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - EPAMIG

possui graduação em Engenharia Agronomica pela Universidade Federal de Lavras e mestrado em Nutrição Mineral de Plantas pela Universidade Federal de Lavras. Atualmente é pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - EPAMIG (Patos de Minas-MG) onde esta desenvolvendo trabalhos na área de sementes e fertilidade das culturas de trigo, algodão, milho, feijão e arroz.

Alex Teixeira Andrade, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - EPAMIG

possui graduação em Engenharia Agronomica pela Universidade Federal de Lavras e mestrado e doutorado em Nutrição Mineral de Plantas pela Universidade Federal de Lavras. Atualmente é pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - EPAMIG (Patos de Minas-MG) onde esta desenvolvendo trabalhos na área de fertilidade das culturas de trigo, algodão, milho, feijão, pastagens e arroz.

Maurício Antônio de Oliveira Coelho, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - EPAMIG

possui graduação em Engenharia Agronomica pela Universidade Federal de Viçosa e mestrado e doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - EPAMIG (Patos de Minas-MG) onde esta desenvolvendo trabalhos com as culturas de trigo e feijão.

Downloads

Publicado

2011-10-26

Como Citar

Condé, A. B. T., Martins, F. A. D., Andrade, A. T., & Coelho, M. A. de O. (2011). Avaliação de genótipos de trigo em ambientes contrastantes quanto à disponibilidade hídrica. Agrarian, 4(14), 280–285. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/1147

Edição

Seção

Artigo - Fitotecnia