Prevalência de cisticercose bovina no Estado de Goiás

Autores

  • Samuel Mariano-da-Silva Universidade Federal de Goiás / Campus Jataí
  • Roosevelt Nunes Rocha Agência Goiânia de Defesa Sanitária. Gerência Alto Araguaia
  • Silvio Luiz Oliveira Universidade Federal de Goiás / Campus Jataí
  • Antonio Paulino Costa Netto Universidade Federal de Goiás / Campus Jataí

Palavras-chave:

Cysticercus bovis, prevalência, bovinos abatidos

Resumo

Os procedimentos visando à detecção da cisticercose muscular nas carcaças de bovinos constituem uma das tarefas mais significativas para os especialistas em higiene de carne e são a principal baliza para prevenir a transmissão da teníase. Para quantificar o problema, um estudo retrospectivo de detecção de Cysticercus bovis em bovinos abatidos no Estado de Goiás foi realizado com base nos registros oficiais do Serviço de Inspeção de Carne Brasileira. A análise da sua distribuição espacial foi realizada em conformidade com a divisão político-administrativa adotada pelo Governo do Estado, composta por 10 Regiões Administrativas (RAs), totalizando 233 municípios. Os registros demonstraram uma ocorrência de 33.979 casos em 1.048.959 animais abatidos, equivalentes a uma prevalência de 3,23% no Estado. As Regiões Sul, Sudeste e Metropolitana apresentaram altos índices de prevalência (4,85%, 4,48% e 5,12%, respectivamente) sendo médias acima daquela considerada aceitável (até 3%), tornando necessária a adoção de medidas preventivas urgentes para controlar tal fato.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Mariano-da-Silva, Universidade Federal de Goiás / Campus Jataí

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1994), mestrado em Microbiologia Agrícola (ac Ciência dos Alimentos) pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Microbiologia Agrícola (ac Bioquímica) pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professor associado I da Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí e Coordenador do Curso de Ciências Biológicas (modalidades bacharelado e licenciatura). Com relação às atividades de ensino, atua no Regime de Graduação Semestral em Agronomia, Veterinária, Zootecnia, Engenharia Florestal e Ciências Biológicas, ministrando as disciplinas Bioquímica Básica e Bioquímca de Macromoléculas. Atua Também no programa de Pós-Graduação Stricto-Senso em Agronomia - a/c Produção Vegetal, ministrando a disciplina Bioquímica de Plantas. Orienta, em nível de Iniciação Científica e em nível de Mestrado, na área de Bioquímica de Plantas, com enfase na absorção e incorporação do nitrogênio pelas plantas, e nas áreas de Bioquímica dos Microorganismos, Biologia e Fisiologia dos Microorganismos e Microbiologia Industrial e de Fermentação.

Downloads

Publicado

2012-05-09

Como Citar

Mariano-da-Silva, S., Rocha, R. N., Oliveira, S. L., & Costa Netto, A. P. (2012). Prevalência de cisticercose bovina no Estado de Goiás. Agrarian, 5(16), 187–192. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/1141

Edição

Seção

Comunicações Científicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)