Aplicação do índice de Kirkwood para diferenciar mel floral e de melato oriundos do município de Bom Retiro (SC)

Autores

  • Fabiana Maria de Siqueira Mariano-da-Silva Universidade Estadual de Goiás / Campus Jataí
  • Samuel Mariano-da-Silva Universidade Federal de Goiás / Campus Jataí
  • Antonio Paulino da Costa-Netto Universidade Federal de Goiás / Campus Jataí

Palavras-chave:

mel de bracatinga, mel de melato, cinzas, pH, açúcares redutores

Resumo

Para que um controle efetivo da qualidade dos méis seja feito, estes precisam ser caracterizados e identificados de acordo com suas características químicas. Com o objetivo de estudar a eficiência do índice de Kirkwood em diferenciar mel floral e de melato produzidos no município de Bom Retiro (SC), amostras de mel foram coletadas em dez apiários durante duas épocas do ano (29/12/2009 a 05/01/2010 e 15/04/2009 a 20/04/2010). Foram determinados os teores de cinzas, açúcares redutores (AR) e pH, sendo os resultados utilizados na aplicação da equação de Kirkwood. O índice de Kirkwood se mostrou eficiente em diferenciar mel floral e de melato. A variação nos teores de cinzas, pH e açúcares redutores nos méis confirmou que estes parâmetros são decisivos na diferenciação de mel floral e de melato.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Mariano-da-Silva, Universidade Federal de Goiás / Campus Jataí

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1994), mestrado em Microbiologia Agrícola (ac Ciência dos Alimentos) pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Microbiologia Agrícola (ac Bioquímica) pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professor associado I da Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí e Coordenador do Curso de Ciências Biológicas (modalidades bacharelado e licenciatura). Com relação às atividades de ensino, atua no Regime de Graduação Semestral em Agronomia, Veterinária, Zootecnia, Engenharia Florestal e Ciências Biológicas, ministrando as disciplinas Bioquímica Básica e Bioquímca de Macromoléculas. Atua Também no programa de Pós-Graduação Stricto-Senso em Agronomia - a/c Produção Vegetal, ministrando a disciplina Bioquímica de Plantas. Orienta, em nível de Iniciação Científica e em nível de Mestrado, na área de Bioquímica de Plantas, com enfase na absorção e incorporação do nitrogênio pelas plantas, e nas áreas de Bioquímica dos Microorganismos, Biologia e Fisiologia dos Microorganismos e Microbiologia Industrial e de Fermentação.

Downloads

Publicado

2011-09-19

Como Citar

Mariano-da-Silva, F. M. de S., Mariano-da-Silva, S., & Costa-Netto, A. P. da. (2011). Aplicação do índice de Kirkwood para diferenciar mel floral e de melato oriundos do município de Bom Retiro (SC). Agrarian, 4(13), 244–250. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/1124

Edição

Seção

Artigo - Produção animal

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)