Atributos químicos restritivos de Latossolo Vermelho distrófico e tipos de manejo de solo e rotação de culturas

Autores

  • Silvio Tulio Spera Embrapa Agrossilvipastoril
  • Pedro Alexandre Varella Escosteguy FMVA - UPF
  • José Eloir Denardin Embrapa Trigo
  • Vilson Antonio Klein FMVA - UPF
  • Henrique Pereira dos Santos Embrapa Trigo

Palavras-chave:

plantio direto, culturas de grãos, acidez do solo, matéria orgânica particulada

Resumo

O objetivo do trabalho foi avaliar os efeitos de diferentes tipos de manejo de solo e de rotações de culturas nos atributos químicos restritivos de duas camadas de solo na produção vegetal de culturas. O experimento foi conduzido em campo, na Embrapa Trigo, após 22 anos de cultivo sem aplicação de calcário, no solo. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso, em esquema de parcelas subdivididas com três tipos de manejo e três rotações de culturas. Foi avaliado o efeito no rendimento de grãos e na matéria seca da parte aérea das culturas, bem como o efeito destes fatores nos atributos químicos dos solos também foi avaliado em função das camadas de 0 a 6,7 cm e de 6,8 a 20 cm. O efeito do manejo de solo e da rotação de culturas influenciou o rendimento de grãos das culturas de trigo e de sorgo, além da matéria da parte aérea destas culturas e da soja. Os atributos químicos do solo não foram afetados pela interação dos fatores estudados, sendo pouco influenciados pela rotação de culturas. Em todos os tratamentos, os resultados indicaram uma camada superficial (0 a 6,7 cm) com concentração de nutrientes e outra subsuperficial (6,8 a 20 cm) mais ácida e compactada. Na camada superficial os valores dos atributos químicos foram adequados para o desenvolvimento das culturas avaliadas nos manejos plantio direto e preparo mínimo. Não houve diferenças entre os valores de matéria orgânica e entre as frações particuladas. Na camada subsuperficial, em todos os tratamentos, os atributos de acidez do solo foram restritivos ao desenvolvimento de plantas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvio Tulio Spera, Embrapa Agrossilvipastoril

Pesquisador, Dr., Área de Manejo e Conservação do Solo e da Água

Embrapa Agrossilvipastoril

Pedro Alexandre Varella Escosteguy, FMVA - UPF

Professor, PhD. em Soil Science, Depto. de Agronomia, Universidade de Passo Fundo e do curso de Pós-graduação em Agronomia da UPF.

José Eloir Denardin, Embrapa Trigo

Pesquisador, Dr., Área de Manejo e Conservação do Solo e da Água

Embrapa Trigo

Vilson Antonio Klein, FMVA - UPF

Professor, Dr. em Ciência do Solo, Depto. de Agronomia, Universidade de Passo Fundo e do curso de Pós-graduação em Agronomia da UPF.

Henrique Pereira dos Santos, Embrapa Trigo

Pesquisador, Dr., Área de Manejo de Plantas, Embrapa Trigo

Downloads

Publicado

2011-10-26

Como Citar

Spera, S. T., Escosteguy, P. A. V., Denardin, J. E., Klein, V. A., & Santos, H. P. dos. (2011). Atributos químicos restritivos de Latossolo Vermelho distrófico e tipos de manejo de solo e rotação de culturas. Agrarian, 4(14), 324–334. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/1075

Edição

Seção

Artigo - Ciência do Solo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)