Crescimento vegetativo e fenologia de ameixeira sob cultivo orgânico na Região de Delfim Moreira – MG

Autores

  • Ricardo de Souza Oliveira UFLA
  • José Darlan Ramos UFLA
  • Marcelo Caetano de Oliveira UFLA
  • Maria do Céu Monteiro Cruz UFVJM

Palavras-chave:

Prunus Salicina, fruticultura orgânica, ameixa, crescimento do fruto

Resumo

O trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar o crescimento vegetativo e a adaptação de cultivares de ameixeira sob cultivo orgânico em Delfim Moreira, MG. Foram plantadas mudas de ameixeira japonesa (Prunus salicina), de cinco cultivares as quais são Gulfblase, Irati, Reubinnel, Santa Rita e Leticia enxertadas sobre o pessegueiro Capdebosq. O delineamento experimental foi em blocos casualizados com quatro repetições. Para determinar o desenvolvimento vegetativo das plantas foi avaliado: o diâmetro acima e abaixo do ponto de enxertia, altura de planta, número de pernadas, altura da primeira pernada, comprimento da pernada, diâmetro da copa, volume de copa e secção transversal do tronco. Na época da produção, registraram-se as seguintes características fenológicas: início da brotação, período de floração, época da frutificação e colheita. Para isso, foram realizadas observações diárias entre os meses de julho a dezembro de 2008. Foi avaliado semanalmente o diâmetro transversal do fruto e na colheita o rendimento da produção cada variedade. O crescimento vegetativo das cultivares de ameixeira foi satisfatório sob cultivo orgânico. As cultivares Gulfblaze, Irati e Reubinnel apresentaram boas possibilidades de cultivo na região e as cultivares Santa Rita e Letícia não produziram devido à falta de frio hibernal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo de Souza Oliveira, UFLA

Possui graduação em Agronomia e Mestrado em Fitotecnia/Produção Vegetal pela Universidade Federal de Lavras.

José Darlan Ramos, UFLA

Doutorado em Fitotecnia e Professor do Departamento de Agricultura, UFLA,  Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Marcelo Caetano de Oliveira, UFLA

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Fiototecnia, Universidade Federal de Lavras.

Maria do Céu Monteiro Cruz, UFVJM

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba, Mestrado em Fitotecnia/Produção Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa e Doutorado em Agronomia/Fitotecnia pela Universidade Federal de Lavras, atuando em projetos relacionados à area de Fruticultura. Atualmente é Professora da UFVJM. Atua na área de Fitotecnia, com ênfase em Fruticultura nos seguintes temas: Propagação, manejo da produção e fisiologia de espécies frutíferas.

Downloads

Publicado

2012-09-12

Como Citar

Oliveira, R. de S., Ramos, J. D., Oliveira, M. C. de, & Cruz, M. do C. M. (2012). Crescimento vegetativo e fenologia de ameixeira sob cultivo orgânico na Região de Delfim Moreira – MG. Agrarian, 5(17), 198–205. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/1009

Edição

Seção

Artigo - Fitotecnia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)