Políticas Editoriais

Foco e Escopo

REVISTA AGRARIAN

Política Editorial – FCA/ UFGD

 

TÍTULO I - DO OBJETIVO


Art. 1º. A Revista AGRARIAN da Faculdade de Ciências Agrárias da UFGD tem por objetivo a difusão através da publicação de artigos, revisões, comunicações científicas e notas técnicas, relacionados ao desenvolvimento da grande área das Ciências Agrárias, englobando as áreas de Agronomia, Ciências Florestais, Engenharia Agrícola, Medicina Veterinária, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Economia e Administração do Agronegócio e Zootecnia.

 

TÍTULO II - DO PÚBLICO ALVO


Art. 2º. A Revista AGRARIAN da Faculdade de Ciências Agrárias da UFGD tem como público-alvo: docentes e alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e gestores de instituições de ensino superior e de pesquisa, de associações científicas e profissionais, dirigentes e técnicos da área de Ciências Agrárias e demais órgãos envolvidos na formação de pessoal e produção científica.

 

TITULO III - DAS RESPONSABILIDADES

  

Art. 3°. As responsabilidades da Revista AGRARIAN da Faculdade de Ciências Agrárias da UFGD serão exercidas por uma Comissão Editorial e um Conselho Editorial.

Art.4°. Exercerão a função de Comissão Editorial cinco Professores Doutores do quadro docente da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Grande Dourados (FCA),

Art. 5°. Compete à Comissão Editorial

1.      Definir a organização e composição dos artigos, revisões, comunicações científicas, notas técnicas e demais elementos de cada número da revista.

2.      Elaborar a política editorial da FCA, respeitadas as normas editoriais da UFGD e ouvidos, sempre que possível, os Conselhos Editoriais, de forma individual e/ou coletivamente.

Art. 6°. A Comissão Editorial elegerá seu Presidente dentre seus membros.

Art. 7°. Compete à presidência da Comissão Editorial:

1.      Convocar e coordenar as reuniões da Comissão e do Conselho Editorial;

1.1 distribuir os artigos recebidos para publicação aos consultores ad hoc aprovados pela Comissão Editorial;

1.2 fazer cumprir as decisões da Comissão no que se refere à organização dos artigos em cada número da revista realizando o acompanhamento dos trabalhos de editoração, produção e distribuição da revista.

Art. 8°. Compete aos Conselhos Editoriais zelar pela política editorial bem como pelos aspectos ligados à qualidade científica da Revista. 

Art. 9°. Os membros dos Conselhos Editoriais serão indicados pelos docentes da Comissão Editorial e aprovados pelo conselho da FCA, sendo todos bolsistas produtividade CNPQ ou de reconhecida produção e preferencialmente externos à UFGD.

Art. 10°. Integram os Conselhos Editoriais da revista Agrarian pesquisadores de todas áreas de publicação da revista.

          Art. 11°. Os membros da Comissão Editorial serão designados, para um mandato de dois anos, sendo possível a recondução ou a prorrogação de mandato.

Art. 12°. Os nomes dos pareceristas ad hoc serão indicados pela Comissão Editorial e pelos demais docentes do quadro da FCA formando um banco parecerista. Os pareceristas de cada número devem ter seu nome apontado em local para este fim no mesmo número da Revista para o qual contribuíram.

Parágrafo Único - Os pareceristas ad hoc serão escolhidos por sua competência acadêmica e científica em áreas relacionadas às temáticas priorizadas, podendo ser substituídos a critério da Comissão Editorial.

Art. 13°.Compete a Editora da UFGD segundo a RESOLUÇÃO Nº. 014/2006, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2006, a divulgação, editoração, produção gráfica, controle de assinantes e distribuição das versões eletrônicas e impressas da revista bem como as trocas com revistas de outras instituições.

 

TÍTULO IV - DA PERIODICIDADE E DAS SEÇÕES DA REVISTA


Art. 14º. A Revista AGRARIAN da Faculdade de Ciências Agrárias da UFGD terá periodicidade trimestral e contará com as seguintes seções:

Editorial;

-         Cada número será composto por no mínimo 12 trabalhos dentro da classificação permitida. (conforme especificado no Art.1º ).

-         Compor-se-á, a através de decisão da Comissão Editorial, qual o limite trabalhos publicados por área e por número da revista.

-         No mínimo 50% dos trabalhos publicados no primeiro ano e 70% a partir do segundo ano deverão ser oriundos de outras instituições universitárias, institutos de pesquisa nacionais voltados para a questão educacional evitando-se a endogenia.

-         Internamente, têm prioridade para publicação trabalhos enviados pelos docentes vinculados à pós-graduação stricto sensu da FCA em todos os números, buscando-se uma organizada alternância entre estes autores.

Art.  15°. A revista terá, quando possível, divulgação impressa e eletrônica.

§1° A revista impressa será distribuída gratuitamente, a título de permuta, para programas de pós-graduação, pró-reitorias de pós-graduação e bibliotecas de instituições de ensino superior, órgãos públicos, mantendo possibilidade de subscrição para assinaturas.

§2° A publicação eletrônica da revista terá acesso gratuito. 

 

TÍTULO V - DA ORIENTAÇÃO EDITORIAL  

 

Art. 16º. Serão aceitos trabalhos originais que sejam classificados em uma das seguintes modalidades e áreas descritas no Art. 1º.

Art. 17º. O autor será comunicado do resultado da avaliação do seu trabalho em até 90 (noventa) dias.

Art. 18º. Será remetido a cada autor 01(um) exemplar, no mínimo, do número em que for publicada a sua colaboração.

Art. 19º. A publicação de artigos não é remunerada, sendo permitida a reprodução total ou parcial dos mesmos, desde que citada a fonte.  

Art. 20º. Os artigos assinados deverão ser originais e serão de responsabilidade exclusiva de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião da FCA.  

Art. 21º. A critério do Conselho Editorial, poderão ser aceitas e publicadas colaborações em língua estrangeira. 

Art. 22º. Os originais podem ser adaptados para fins de editoração, em adequação às normas da revista.

Art. 23°. As colaborações para devem ser enviadas à redação, de acordo com as normas editoriais.  

Art. 24°. Toda autoria dos pareceres e dos artigos, durante o processo de avaliação, será mantida em sigilo.

Art. 25°. A submissão do artigo implica na aceitação pelos autores das normas editoriais da revista e na autorização para publicação.

 

 TÍTULO VI - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

 

Art. 26°. Os casos omissos e as dúvidas suscitadas na aplicação do presente Regimento serão dirimidos pelo Comissão Editorial da Revista AGRARIAN da Faculdade de Ciências Agrárias da UFGD.

 

 

Políticas de Seção

Artigo - Fitotecnia

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigo - Ciência do Solo

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigo - Engenharia Agrícola

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigo - Produção animal

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigo - Agronegócio

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigo - Ciência e Tecnologia de alimentos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Notas técnicas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Comunicações Científicas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

- A Editora UFGD notificará o autor do recebimento do original e, posteriormente, o informará sobre sua publicação. Os artigos que necessitarem de modificações serão devolvidos ao autor para a devida revisão.
- Os artigos não aprovados serão devolvidos.
- Com a aceitação do artigo para publicação, os editores adquirem amplos e exclusivos direitos sobre o artigo para todas as línguas e países. A publicação de artigos/comunicações dependerá da observância das Normas Editoriais, dos pareceres do Corpo Editorial e da Comissão ad hoc.
- Os artigos serão publicados em ordem de aprovação.
- O não-cumprimento dessas normas implicará na devolução do artigo ao autor.
- Processo para publicação de trabalhos: Os artigos submetidos à Editora UFGD para publicação são encaminhados a Comissão Editorial para que seja verificado se está apresentado de acordo com as normas editoriais. Posteriormente é encaminhado a (2) dois consultores 'ad hoc' para emitirem seus pareceres. Se aprovado por ambos, o artigo é reenviado aos autores para as correções (se necessário); depois de corrigido retorna aos consultores para verificarem se as sugestões foram atendidas para emissão do parecer final. Finalmente o artigo é encaminhado para correções de Nomenclatura Científica, Inglês e/ou Espanhol, Referências Bibliográficas e Português. A seguir o artigo é encaminhado para editoração e publicação.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Política de Taxas para Processamento de Artigos

Este periódico não cobra taxas para processamento de artigos (APCs - article processing charges).

 

Não são realizadas cobranças de quaisquer natureza para a realização da submissão, processamento ou publicação dos artigos. 

 

Estrato Qualis-CAPES / Qualis-CAPES Evaluation (2013-2016)