Meu corpo daria um romance rizomático

Autores

  • José Veranildo Lopes da Costa Junior Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Roniê Rodrigues da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v12i31.8331

Palavras-chave:

Meu corpo daria um romance. Rizoma. Filosofia. Literatura.

Resumo

Este artigo objetiva realizar uma leitura crítica da narrativa Meu corpo daria um romance (1984), do escritor mineiro Herbert Daniel, cuja trama principal conta a história do protagonista Daniel, que após beijar o seu namorado, em uma parada de ônibus na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, vivencia, ao longo de onze minutos, uma série de discursos e olhares homofóbicos. Em nossa análise, buscamos aproximar os processos de subjetivação do personagem ao conceito de rizoma, proposto pelos filósofos franceses Gilles Deleuze e Félix Guattari (2011), destacando em nosso exame como Daniel representa um corpo rizomático, enquanto que as cenas protagonizadas pelos demais personagens secundários caracterizam a ideia de organismos tradicionais e sexistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Veranildo Lopes da Costa Junior, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutorando em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Roniê Rodrigues da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente, desenvolve pesquisa de Pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba.

Referências

DANIEL, H. Meu corpo daria um romance. Rio de Janeiro: Rocco, 1984.

DELEUZE, G; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 1. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira, Aurélio Guerra Neto e Celia Pinto Costa. São Paulo: Editora 34, 2011.

DELEUZE, G; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 3. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira, Aurélio Guerra Neto e Celia Pinto Costa. São Paulo: Editora 34, 2012.

FIGUEIREDO, E. A literatura como arquivo da ditadura brasileira. Rio de Janeiro: 7Letras, 2007.

FUKS, J. A resistência. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

GREEN, J. N; QUINALHA, R. Ditadura e homossexualidades: repressão, resistência e busca da verdade. São Carlos: EduFSCar, 2014.

KUCINSKI, B. K. relato de uma busca. São Paulo: CosacNaify, 2011.

KUCINSKI, B. K. Você vai voltar pra mim e outros contos. São Paulo: CosacNaify, 2014.

LÂREDO, S. Olho de boto. São Paulo: Empíreo, 2015.

PECHSTEIN, I. Passagem para o próximo sonho de Herbert Daniel e seu lugar na literatura brasileira pós-regime militar. In: Spanish and Portuguese Review: The American Association of Teachers of Spanish and Portuguese, 2015.

REZENDE, M. V. Outros cantos. São Paulo: Editora Alfaguara, 2016.

RICŒUR, P. A memória, a história e o esquecimento. Tradução de Alain François [et al.]. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2007.

SILVA, L. S. da. A ficção do Eu e do Outro na literatura da homossexualidade. Tese de Doutorado em Letras. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2016.

SOMMER, D. Ficções de fundação: os romances nacionais da América Latina. Tradução de Gláucia Renate Gonçalves e Eliana Lourenço de Lima Reis. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.

Downloads

Publicado

12.12.2018

Como Citar

Costa Junior, J. V. L. da, & Silva, R. R. da. (2018). Meu corpo daria um romance rizomático. Raído, 12(31), 58–68. https://doi.org/10.30612/raido.v12i31.8331

Edição

Seção

CALEIDOSCORPO: AS LUMINOSIDADES QUE TRANSVÊEM O CORPO