O discurso político-humorístico do gênero charge

Autores

  • Waldenia Klesia Maciel Vargas Sousa Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Discurso. Intertextualidade. Interdiscursividade. Polifonia. Gênero do discurso.

Resumo

A charge, como gênero discursivo apresenta em sua constituição características relativamente estáveis (Bakhtin, 2003). Esta pesquisa, em síntese, visa a avaliar como se dá a integração semiótica verbal-nãoverbal como processos de construção dos sentidos de fundo humorístico, que conjuga o conhecimento de mundo às relações entre ditos e não-ditos, relações interdiscursivas e intertextuais de natureza polifônica. Para esse estudo selecionamos charges relacionadas à Crise Aérea Brasileira (2006-2007), veiculadas por diferentes mídias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Waldenia Klesia Maciel Vargas Sousa, Universidade Federal de Goiás

Graduada em Letras/Linguística pela Universidade Federal de Goiás em 2008. Atualmente empreende pesquisas na área da Análise do Discurso de linha francesa e participa do Grupo de Estudos Criarcontexto (Grupo de Estudos do Texto e do Discurso) e do Grupo Trama (Círculo Goiano de Análise do Discurso), ambos ligados à Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

01.03.2010

Como Citar

Sousa, W. K. M. V. (2010). O discurso político-humorístico do gênero charge. Raído, 3(6), 31–43. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/343

Edição

Seção

ARTIGOS - LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS