As narrativas entre o fato e a ficção Nas fronteiras de Matto Grosso – Terra abandonada de Umberto Puiggari

Autores

  • Bruno Galassi Ferreira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Susylene Dias de Araujo Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Literatura de Mato Grosso do Sul. Umberto Puiggari. Narrativas da fronteira Brasil-Paraguai.

Resumo

Este artigo propõe uma leitura da obra Nas fronteiras de Matto Grosso – Terra abandonada escrita por Umberto Puiggari e publicada em 1933 pela editora paulista Casa Mayença. O corpus é composto pelos textos “A comarca de Ponta Porã”, “O Sismório” e “Petey cuímbaê regolhádo”, escolhidos pela predominância de vozes fronteiriças e oscilantes entre o fato e a ficção. Para isso, trabalharemos questões que envolvem o perfil do narrador, noções acerca de narrativas orais, o contexto sócio-histórico no qual o autor estava inserido e a violência. Tais reflexões possibilitam um melhor entendimento da maneira pela qual o narrador descreve o modus vivendi na fronteira entre Brasil e Paraguai.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Galassi Ferreira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Estudante do curso de graduação em Letras – Habilitação: Português/Inglês da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) – Unidade Universitária de Jardim e bolsista do programa de iniciação científica PIBIC-UEMS/CNPq.

Susylene Dias de Araujo, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Professora do curso de graduação em Letras – Habilitação: Português/Inglês da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) – Unidade Universitária de Jardim, orientadora do programa de iniciação científica PIBIC-UEMS/CNPq e organizadora do livro Areôtorare e Sarobá: Obras reunidas de Lobivar Matos (2009) pela UFMS Editora.

Downloads

Publicado

13.04.2012

Como Citar

Ferreira, B. G., & Araujo, S. D. de. (2012). As narrativas entre o fato e a ficção Nas fronteiras de Matto Grosso – Terra abandonada de Umberto Puiggari. Raído, 5(10), 263–273. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1334

Edição

Seção

ARTIGOS - LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS