As marcas de (inter)subjetividade nas tiras de André Dahmer: uma análise enunciativa

Autores

  • Lucy Peres Farias Universidade Federal do Piauí
  • Beatriz Gama Rodrigues Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v11i25.5034

Palavras-chave:

Enunciação. Quadrinhos. (Inter)subjetividade.

Resumo

Dos estudos postulados por Benveniste (1956) compreendemos que desde que nos declaramos locutores, nos apropriando da língua para enunciar, automaticamente implantamos o outro diante de nós, em maior ou menor grau de presença. Este artigo objetiva analisar tirinhas do autor André Dahmer na perspectiva do sujeito e intersubjetividade estudada por Benveniste (1956), explicando de que maneira se dá essa intersubjetividade, explicando os efeitos de sentido que são construídos a partir de marcas de sujeito encontradas. Para tanto, as categorias utilizadas serão, principalmente, as noções de pessoa e não pessoa, de Benveniste (1956), operações de localização, de Culioli (1982, apud CAMPOS, 1994, 1997) e modalidades, segundo Neves (2012). Os resultados obtidos a partir da análise mostraram a ocorrência de algumas marcas mais frequentes que outras, e pudemos perceber que a construção de sentidos de humor e crítica está imbricada às escolhas dessas categorias e marcas nos enunciados, marcas essas importantes para a relação de (inter)subjetividade na perspectiva Culioliana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucy Peres Farias, Universidade Federal do Piauí

Mestranda em Linguística pela Universidade Federal do Piauí na área de Crenças, competências leitoras e pesquisa aplicada.

Beatriz Gama Rodrigues, Universidade Federal do Piauí

Doutora em LinguísticaAplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Professora Adjunta na Universidade Federal do Piauí. Linha de pesquisa: Competências Leitoras, leitura: ensino e aprendizagem.

Downloads

Publicado

11.07.2017

Como Citar

Farias, L. P., & Rodrigues, B. G. (2017). As marcas de (inter)subjetividade nas tiras de André Dahmer: uma análise enunciativa. Raído, 11(25), 257–270. https://doi.org/10.30612/raido.v11i25.5034

Edição

Seção

ARTIGOS - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA