Descrição e análise de termos eclesiásticos em manuscritos goianos dos séculos XVIII e XIX: uma intersecção entre filologia e terminologia

Autores

  • Maiune de Oliveira Silva Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
  • Vanessa Regina Duarte Xavier Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí
  • Maria Helena de Paula Universidade federal de Goiás - Regional Catalão

Palavras-chave:

Funções eclesiásticas. Terminologia. Códices goianos.

Resumo

Intenciona-se, neste artigo, discorrer sobre dois termos do âmbito eclesiástico referentes aos oficiais do Catolicismo no intuito de verificar os pontos convergentes e divergentes destes termos no que tange aos papéis desempenhados pelos oficiais na hierarquia eclesiástica. Os termos utilizados para esse propósito, a saber: pároco e capelão, foram extraídos de dois livros manuscritos exarados nos séculos XVIII e XIX em Goiás. O primeiro contém assentos de batismos de crianças escravas e de seus filhos, bem como de pessoas não subjugadas a essa linhagem; o segundo relata sobre os direitos e deveres dos associados à irmandade de São Joaquim do Cocal. O aparato teórico-metodológico utilizado para esse fim serviu-se dos pressupostos teóricos de autores que versam sobre as ciências da Terminologia, da Filologia, bem como da História, como Barros (2004); Castro (1998); Nunes (2008); Cambraia (2005); Megale e Toledo Neto (2005), dentre outros, haja vista que o cruzamento dessas disciplinas foi fulcral para confirmar ou refutar a hipótese que serviu como fio condutor para a investigação que ora se apresenta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maiune de Oliveira Silva, Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão

Mestranda em Estudos da Linguagem, na UFG/ RC.

Vanessa Regina Duarte Xavier, Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí

Docente da Unidade Acadêmica Especial de Letras e Linguística da UFG/REJ. Membro permanente do Programa de Mestrado em Estudos da Linguagem UFG/ RC.

Maria Helena de Paula, Universidade federal de Goiás - Regional Catalão

Docente da Unidade Acadêmica Especial de Letras e Linguística da UFG/ RC. Membro permanente do Programa de Mestrado em Estudos da Linguagem UFG/ RC.

Downloads

Publicado

22.03.2017

Como Citar

Silva, M. de O., Xavier, V. R. D., & Paula, M. H. de. (2017). Descrição e análise de termos eclesiásticos em manuscritos goianos dos séculos XVIII e XIX: uma intersecção entre filologia e terminologia. Raído, 10(24), 53–64. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4918

Edição

Seção

ARTIGOS - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)