Mobilidades culturais em "Azul-corvo", de Adriana Lisboa

Autores

  • Noraci Cristiane Michel Braucks UFGD
  • Leoné Astride Barzotto UFGD

Palavras-chave:

Letras. Literatura. Cultura. Imigração.

Resumo

O intenso trânsito de pessoas entre os países e a franca globalização têm reconfigurado o cenário cultural dos povos na contemporaneidade. Em Azul-corvo (2010), romance da escritora brasileira Adriana Lisboa, estão marcados diversos aspectos dessa diáspora moderna (Stuart Hall). Desta forma, a trajetória da protagonista Evangelina, uma adolescente que vai do Brasil para os Estados Unidos a procura do pai biológico, leva-nos a vislumbrar importantes implicações do trânsito entre as Américas. São exemplos desta reflexão: o deslocamento de milhares de latinos e brasileiros para os EUA e suas estratégias de inserção e de adaptação cultural no país do ‘outro’.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Noraci Cristiane Michel Braucks, UFGD

Possui Bacharelado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (2000); Graduação em Letras/ Licenciatura, com Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa, pela Universidade Federal da Grande Dourados (2013), e Mestrado em Letras, área de concentração Literatura e Práticas Culturais, pela UFGD.

Leoné Astride Barzotto, UFGD

Possui graduação em Letras Português / Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (2002); mestrado em Letras / Diálogos Culturais pela Universidade Estadual de Londrina (2005); doutorado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2008) assim como doutorado-sanduíche (CAPES) pela Indiana University at Bloomington, Estados Unidos (2007). Atualmente é Professora Adjunta - Nível III - com dedicação exclusiva na Universidade Federal da Grande Dourados, MS. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado) da UFGD; área de concentração: Literaturas e Práticas Culturais. Vice-coordenadora do Mestrado (2010-2012) - PPGLetras. Coordenadora do Mestrado em Letras da UFGD (Ago./2012-Ago./2014). É parecerista da Revista Acta Scientiarum: Language and Culture (UEM), parecerista da Revista Estação Literária (UEL), parecerista da Revista Arredia Facale-UFGD e parecerista da Revista Raído do Mestrado em Letras da UFGD. Membro do Conselho Editorial da Revista Acta Scientiarum Language and Culture (UEM). Editora da Revista Raído UFGD (2014), na área de Literatura e Práticas Culturais. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura inglesa e norte-americana; língua inglesa; estágio supervisionado de língua inglesa; literatura inglesa pós-colonial; pós-colonialismo; língua inglesa instrumental; interface entre língua, cultura e literatura, identidade cultural, processos migratórios, mobilidades culturais. Faz parte da Equipe de Revisoras de Conteúdo Didático Digital da EAD/UFGD onde também atua como Professora-Formadora de Língua Inglesa Instrumental e ministra capacitação de PCDD (Produção de Conteúdo Didático Digital) para a EaD/UFGD. É membro do GT da ANPOLL: Relações Literárias Interamericanas.

Downloads

Publicado

08.01.2016

Como Citar

Braucks, N. C. M., & Barzotto, L. A. (2016). Mobilidades culturais em "Azul-corvo", de Adriana Lisboa. Raído, 9(20), 191–201. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4108

Edição

Seção

ARTIGOS - LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)