A movência do leitor na leitura do literário

Autores

  • Adair de Aguiar Neitzel Universidade do Vale do Itajaí
  • Carla Carvalho Universidade do Vale do Itajaí

Palavras-chave:

Leitura do literário. Contação de histórias. Formação de leitores.

Resumo

Este artigo discute o processo de interação que ocorre entre obra e leitor quando este é mediado pela figura do contador de histórias, e como se constrói a subjetividade do sujeito por meio do ofício de contar. A coleta de dados foi feita por meio de depoimentos de 13 acadêmicos que participaram durante dois anos de um projeto de formação de leitores. A análise deu-se pela análise de conteúdo, tendo como parâmetro o estudo de Petit (2008). Como resultado, apontamos que a recepção do texto literário por meio da performance promove um estado de movência no leitor, envolvendo-o em um processo de variações recriadoras, ampliando as possibilidades de penetração na leitura silenciosa. Os depoimentos exemplificam como a atividade de contação de histórias pode interferir nas histórias daqueles que se entregam ao texto literário e influenciar mais de um destino: daquele que conta e daquele que ouve.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adair de Aguiar Neitzel, Universidade do Vale do Itajaí

Doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do corpo docente permanente do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da UNIVALI. Líder do Grupo de Pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora. Coordenadora Institucional do PIBID entre os anos 2010-2013 e do Projeto de Formação de Leitores ContArte - contadores de histórias da UNIVALI. Participa como membro do comitê editorial da revista Contrapontos (UNIVALI), Mafuá (UFSC) e Confluências Culturais (UNIVILLE). Desenvolve pesquisas sobre Leitura, Formação estética e Formação de professores. Bolsista da CAPES de Estágio Sênior no Exterior. Atualmente, em parceria com o Grupo de Pesquisa do Centre de Sociologie des Pratiques et des Représentations Politiques (CSPRP), da Universidade Paris VII – Diderot -, desenvolve pesquisa de pós-doutorado sobre A leitura como prática social, em parceria com a professora Anne Kupiec.

Carla Carvalho, Universidade do Vale do Itajaí

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2008), mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (2003), possui Licenciatura Plena em Educação Artística pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1998). Professora na Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, atuando no Mestrado de Educação da UNIVALI. Membro do grupo Cultura, Escola e Educação Criadora. Atua como coordenadora de área de Artes Visuais e Música no PIBID/CAPES/UNIVALI. Temas de pesquisa: arte, arte na educação, currículo, formação de professores.

Downloads

Publicado

19.12.2014

Como Citar

Neitzel, A. de A., & Carvalho, C. (2014). A movência do leitor na leitura do literário. Raído, 8(17), 15–28. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3364

Edição

Seção

ARTIGOS - LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS