Sobre como não ir embora: memória e metanarrativa em Ainda estou aqui, de Marcelo Rubens Paiva

Autores

  • Maricelma da Silva Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Luís Fernando Prado Telles Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v13i32.9546

Palavras-chave:

Memória. Metanarrativa. Resistência. Estado de exceção. Regime militar.

Resumo

O presente artigo busca investigar o aspecto dual da narrativa de Ainda estou aqui, especificamente a oscilação entre narrativa e comentário, processo metanarrativo este que funciona como estratégia de reconstrução da memória do autor e de sua família, vítimas do estado de exceção que se instaurou no país durante o período do regime militar. O estudo pretende investigar ainda em que medida o trabalho de construção narrativa funciona de modo a demarcar a resistência da memória e o restabelecimento de verdades históricas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maricelma da Silva, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Atualmente trabalha como Instrutora de Atividades Infantojuvenis no Sesc/Santos-SP. Possui Bacharelado em Letras pela Universidade Federal da Bahia (2006) e Mestrado em Letras pela Universidade Federal de São Paulo (2018), onde desenvolveu pesquisa sobre a obra de Marcelo Rubens Paiva, tendo defendido dissertação intitulada “Narrativa e metanarrativa: modos de reconstituição da memória em Ainda estou aqui, de Marcelo Rubens Paiva”, sob orientação do Prof. Dr. Luís Fernando Prado Telles.

Luís Fernando Prado Telles, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Professor de Teoria Literária da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Possui bacharelado e licenciatura em Letras (1997), mestrado (2000) e doutorado (2009) em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Desenvolveu pesquisa de Pós-Doutorado junto ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade de São Paulo (USP) durante os anos de 2013 e 2014. Tem experiência de ensino e pesquisa nas áreas de Letras, atuando, principalmente, nos seguintes temas: teoria da literatura, teoria do romance, teoria da narrativa, narrativa contemporânea em literaturas de língua portuguesa.

Referências

BOOTH, Wayne C. Narradores Fidedignos como porta-vozes dramatizados do autor implícito. In. ______ A retórica da Ficção. 1. ed. Lisboa: Arcádia,1980, p. 227 – 231.

DAL FARRA, Maria Lúcia. O narrador ensimesmado. 1.ed. São Paulo: Ática, 1978.

GAGNEBIN, Jeane Marie. Lembrar, escrever, esquecer. São Paulo: Ed. 34, 2006.

GENETTE, Gérard. Fronteiras da Narrativa. In: BRATHES, R. et alli. Análise Estrutural da Narrativa. Ed. Vozes: Rio de Janeiro, 1976, págs. 255- 274.

LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à Internet. 2. Tradução: Jovita Maria Gerheim Noronha e Maria Inês Coimbra, Belo Horizonte: UFMG, 2014.

NUNES, Benedito. O tempo da narrativa. São Paulo: Ática, 2003.

PAIVA, Marcelo Rubens. Ainda estou aqui. 1. Ed. Rio de Janeiro: Alfaguara/Objetiva, 2015.

Downloads

Publicado

26.11.2019

Como Citar

Silva, M. da, & Telles, L. F. P. (2019). Sobre como não ir embora: memória e metanarrativa em Ainda estou aqui, de Marcelo Rubens Paiva. Raído, 13(32), 130–155. https://doi.org/10.30612/raido.v13i32.9546

Edição

Seção

Literatura e estado de exceção

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)