Vozes de professores da escola básica: experiência com a iniciação científica do ensino médio

Autores

  • Cristiane Carvalho de Paula Brito Universidade Federal de Uberlândia
  • Marianna Ferreira Andrande Universidade Federal de Uberlândia
  • Laura Pazini de Matos Siqueira Universidade Federal de Uberlândia
  • Giovana Quites Machado Resende Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v12i30.9386

Palavras-chave:

Escola básica. Letramento científico. Representação discursiva.

Resumo

Este artigo contribui com reflexões teóricas e práticas sobre letramento científico, no âmbito da Linguística Aplicada, a partir da investigação dos resultados de um projeto de iniciação científica desenvolvido por alunas do Ensino Médio, com objetivo de: (i) delinear algumas representações de professores da educação básica sobre si mesmos e sobre os processos de ensino-aprendizagem; (ii) investigar algumas vozes evocadas por esses sujeitos ao construírem essas representações; e (iii) discutir possíveis implicações das representações para a prática docente. Com base no escopo teórico-metodológico da Análise do Discurso, de concepções bakhtinianas e dos estudos a Linguística Aplicada, apreendemos quatro vozes, nos dizeres dos participantes da pesquisa, a saber: a voz da vocação, da satisfação, da insatisfação e da responsabilidade, as quais funcionam de forma a corroborar o imaginário de completude acerca da profissão, abafando a percepção da falta.

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Publicado

14.12.2018

Como Citar

Brito, C. C. de P., Andrande, M. F., Siqueira, L. P. de M., & Resende, G. Q. M. (2018). Vozes de professores da escola básica: experiência com a iniciação científica do ensino médio. Raído, 12(30), 123–140. https://doi.org/10.30612/raido.v12i30.9386

Edição

Seção

LETRAMENTO CIENTÍFICO