Editorial

Autores

  • Elizete de Souza Bernardes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, campus Dourados (IFMS).
  • Michelle Aparecida Pereira Lopes Universidade Estadual de Minas Gerais, unidade de Passos.

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v12i31.9089

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizete de Souza Bernardes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, campus Dourados (IFMS).

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2017) e professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - IFMS - (campus Dourados). Entre outubro de 2014 a julho de 2015, realizou estágio doutoral na Université Paris Ouest Nanterre La Défense, Paris 10. Em 2013, tornou-se mestre em Linguística e Transculturalidade pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Em 2009, licenciou-se em Letras, Habilitação Português/Inglês, pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). É bacharel em Direito pela Universidade da Grande Dourados - UNIGRAN - (2011). Durante o Mestrado e Doutorado, desenvolveu pesquisa na área de Teoria e Análise Linguística, com ênfase em Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso jurídico e semiologia histórica a respeito do corpo da prostituta. Atualmente, como vice-líder do Grupo de Pesquisa: Discurso, Memória e Violência e também como membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFMS.

Michelle Aparecida Pereira Lopes, Universidade Estadual de Minas Gerais, unidade de Passos.

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2017). Mestra em Linguística pela Universidade de Franca (2013). Possui Licenciatura Plena em Letras Português/Inglês e suas respectivas literaturas, pela Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Passos (2008) e Especialização Lato sensu em Gestão Escolar pela Faculdade Calafiori (2010). Atualmente, é Coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras / Português da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Passos, atuando também como docente do mesmo curso. É professora orientadora de alunos bolsistas em projetos de Iniciação Científica e de Extensão Universitária. É líder do Grupo de Pesquisa "Discurso, mulher e mídias", na UEMG, Unidade de Passos e membro do grupo de estudos Labor (Laboratório de Estudos do Discurso), da Universidade Federal de São Carlos. Desenvolve pesquisas sobre a constituição discursiva do corpo feminino e sobre o letramento e a leitura em diferentes suportes. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do discurso francesa, na perspectiva foucaultiana, atuando principalmente nos seguintes temas: corpo, discurso, dispositivo, mídia, produção de subjetividades, objetivação / subjetivação, dispositivo, biopoder e biopolítica, leitura e letramento.

Referências

DELEUZE, Gilles. Foucault. Trad. Claudia Sant'Anna Martins; revisão da trad. Renato Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 2005.

FOUCAULT, Michel. O corpo utópico. As Heterotopias. Trad. Salma Tannus Muchail. São Paulo: n-1 Edições, 2013.

Downloads

Publicado

12.12.2018

Como Citar

Bernardes, E. de S., & Lopes, M. A. P. (2018). Editorial. Raído, 12(31), 7–8. https://doi.org/10.30612/raido.v12i31.9089

Edição

Seção

EDITORIAL