O eu e o outro na composição poética de um jovem estudante

Autores

  • Cristina Lopomo Defendi IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Suely Corvacho IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v11i25.4884

Palavras-chave:

Recursos linguístico-estilísticos. Gêneros textuais. Análise textual. Intersubjetividade.

Resumo

A partir da proposta de Bakhtin (1997), que concebe o enunciado como a unidade da língua, o que pressupõe um enunciador, situação de enunciação, valores expressivos, uma resposta a enunciados já ditos, uma projeção da compreensão responsiva do outro, o artigo analisou um texto poético produzido por um aluno da quinta série/sexto ano de uma escola estadual de São Paulo, dirigido à mãe, com os seguintes objetivos: (i) verificar como o contexto interferiu no enunciado; (ii) identificar as marcas de subjetividade do autor, comparando seu texto a outros nos quais se apoiou; (iii) levantar possíveis relações entre marcas de subjetividade e discursos da vida cotidiana. Para identificar os recursos linguísticos e estilísticos absorvidos, cotejou-se o texto escolar e os que o aluno escolheu para se inspirar: um poema de um autor consagrado (“Para sempre”, de Carlos Drummond de Andrade), um texto poético produzido por um professor de Português, e uma cantiga portuguesa. Nos três textos, há em comum a homenagem à mãe. O resultado da análise aponta para uma escrita que busca o modelar, que se apropria de alguns recursos como forma de ter sua produção bem aceita e, quando se distancia dos “modelos”, resgata uma visão de mundo veiculada pela publicidade: um mundo harmonioso, um eu autocentrado e uma forma de sedução específica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Lopomo Defendi, IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Professora efetiva do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), atuando na área de Letras (Língua Portuguesa e Práticas Pedagógicas de Leitura e Produção Textual).

Suely Corvacho, IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Professora aposentada do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), área de Literatura.

Downloads

Publicado

11.07.2017

Como Citar

Defendi, C. L., & Corvacho, S. (2017). O eu e o outro na composição poética de um jovem estudante. Raído, 11(25), 242–256. https://doi.org/10.30612/raido.v11i25.4884

Edição

Seção

ARTIGOS - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA