A trama e a urdidura: percursos para o letramento literário

Autores

  • Alice Atsuko Matsuda Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Campus Curitiba
  • Maria de Lourdes Rossi Remenche

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v12i30.9389

Palavras-chave:

Letramento literário. Práticas de leitura. Metodologias de ensino.

Resumo

O processo de letramento literário constitui-se em prática privilegiada de inserção no mundo da escrita, pois explora a palavra por ela mesma em um processo interativo que se constrói e reconstrói continuamente. Nessa perspectiva, a formação do leitor literário requer uma prática pedagógica de leitura mediada, sistematizada e planejada. Neste artigo, temos por objetivo fazer uma retomada de percursos metodológicos para o processo de ensino-aprendizagem da leitura em sala de aula, assim como partilhar uma proposta de trabalho possível para tornar a aula de Língua Portuguesa um espaço-tempo de vivência de leitura literária. Dessa forma, apresentaremos uma sequência didática para o ensino de literatura para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, que explora o tema da relação do jovem com o idoso. Essa proposta didática toma por pressuposto teórico o Método Recepcional, organizado por Bordini e Aguiar (1993), e a Sequência Básica, de Cosson (2006). Nota-se uma postura mais crítica dos alunos a cada etapa de leitura desenvolvida.

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Publicado

14.12.2018

Como Citar

Matsuda, A. A., & Remenche, M. de L. R. (2018). A trama e a urdidura: percursos para o letramento literário. Raído, 12(30), 180–196. https://doi.org/10.30612/raido.v12i30.9389

Edição

Seção

Artigos Científicos - Temática livre

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