Um olhar dialético da Teoria da Literatura através da literatura de Mato Grosso e do Antigo Sul de Mato Grosso

Autores

  • Fábio Luiz de Arruda Herrig Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Teoria da literatura. Mato Grosso. Dialética.

Resumo

Através da história literária de Mato Grosso e do Antigo Sul de Mato Grosso, este trabalho pretende esboçar algumas proposições relacionadas à teoria da literatura (teoria, crítica e historia literária). O objetivo é explorar a perspectiva dialética dos três elementos que compõem esse campo de estudo, de maneira a oferecer resultados mais consistentes em relação ao trato com o objeto literário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Luiz de Arruda Herrig, Universidade Federal da Grande Dourados

Mestrando em Letras pela Universidade Federal da Grande Dourados, atuando na área de Literatura e Práticas Culturais, na linha de pesquisa Literatura, Cultura e Fronteiras do Saber. Integrante do Grupo de Estudos Interdisciplinares de Literatura e Teoria Literária - MÖEBIUS, que está sob a liderança da Profª Drª Adna Candido de Paula. A principal atuação de pesquisa está relacionada à Literatura e História regionais de Mato Grosso do Sul, a questão do diálogo entre teorias literárias, baseando-se nas teorias do filósofo francês Paul Ricoeur e a interdisciplinaridade. É graduado em História pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Downloads

Publicado

13.04.2012

Como Citar

Herrig, F. L. de A. (2012). Um olhar dialético da Teoria da Literatura através da literatura de Mato Grosso e do Antigo Sul de Mato Grosso. Raído, 5(10), 387–404. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1359

Edição

Seção

ARTIGOS - LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS