Hibridismo e intertextualidade no poema em estilo épico: romanceiro da inconfidência e invenção do mar

Autores

  • Rosidelma Pereira Fraga Universidade Federal de Goiás
  • Jamesson Buarque de Souza Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Hibridismo. Intertextualidade.

Resumo

Neste artigo objetiva-se investigar a formação do hibridismo epilírico nas obras poéticas Romanceiro da inconfidência (1987), de Cecília Meireles e Invenção do mar (1997), de Gerardo Mello Mourão. É possível ao leitor concebê-las a partir de uma pesquisa estética. Cecília Meireles pauta-se na inconfidência mineira e na sua recriação imaginária e realizações intertextuais, mesclando os gêneros lírico, épico e dramático. Elegemos os pressupostos teóricos e críticos, a saber: Aristóteles, Hegel, Goethe e Schiller, Victor Hugo, Emil Staiger, George Luckás, Julia Kristeva, Jamesson Buarque de Souza, Goiandira Ortiz de Camargo, dentre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosidelma Pereira Fraga, Universidade Federal de Goiás

Atualmente é pesquisadora de doutorado na área de Estudos Literários, com especialidade nas ilustrações, orelhas e prefácios da poesia lírica de Manoel de Barros, na Universidade Federal de Goiás (2010-2013), com apoio do CNPq. Tem experiência em Teoria Literária e Literaturas de Língua Portuguesa. É autora do livro Convergências e tessituras: Manoel de Barros, João Cabral de Melo Neto e Corsino Fortes. Palavras-chave: literatura comparada; intertextualidade; paratextualidade; estética da recepção; poesia lírica; narrativas; literaturas brasileira, portuguesa e africana de língua portuguesa.

Jamesson Buarque de Souza, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade de Pernambuco (1998), mestrado e doutorado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal de Goiás (2002; 2007). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Estudos Literários (sobretudo, Teoria Literária), Ensino de Poesia, Língua Latina, Gramática e Lingüística. Atua na área de Educação, com ênfase em Filosofia, História e Políticas Educacionais. Sempre se ocupou do ensino de Língua Portuguesa e dos Estudos Literários aplicados à Literatura Brasileira no que diz respeito ao Ensino de Base.

Downloads

Publicado

13.04.2012

Como Citar

Fraga, R. P., & Souza, J. B. de. (2012). Hibridismo e intertextualidade no poema em estilo épico: romanceiro da inconfidência e invenção do mar. Raído, 5(10), 37–52. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1270

Edição

Seção

ARTIGOS - LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS