Chamada para Publicação: 30 Anos da ALAB: desafios, rupturas e possibilidades de pesquisa em Linguística Aplicada

Este número especial da Revista Raído comemora os 30 anos da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB).

Desde a fundação da ALAB em 1990, a Linguística Aplicada tem aprofundado o seu interesse na compreensão e transformação de práticas de linguagens situadas e socialmente relevantes. Essa agenda tem levado muitos/as linguistas aplicados/as a se debruçarem sobre os usos situados de recursos semióticos em esferas sociais diversas sob a ótica de múltiplos caminhos teórico-metodológicos.

No escopo das múltiplas abordagens epistemológicas abarcadas pela LA contemporânea, destacam-se pesquisas de orientação inter/trans/indisciplinar voltadas para questões relativas a desigualdades sociais, políticas, étnicas, culturais, educacionais em suas dimensões discursivas. Levando em consideração a amplitude de interesses abarcados pela LA contemporânea e o cenário atual, marcado por transformações sociais, políticas e tecnológicas, este número da Raído propõe-se a reunir trabalhos que contribuam para a discussão dos desafios, rupturas e possibilidades de pesquisa nesse campo. Para tanto, algumas perguntas podem fomentar a discussão:

  1. Que problemas e/ou desafios do mundo atual interessam (ou podem interessar) à Linguística Aplicada?

  2. Que epistemologias podem orientar a produção de respostas a esses desafios?

  3. Que diálogos e/ou perspectivas inter/trans/indisciplinares podem ser tecidos para lidar com esses desafios?

  4. Que outras tessituras epistemológicas são possíveis e/ou necessárias para compreender e transformar os usos (e abusos) de recursos semióticos na contemporaneidade?

  5. Que papeis o/a linguista aplicado/a deve desempenhar na compreensão e transformação de políticas públicas?

Submissões para esse volume devem ser enviadas online em português, inglês ou espanhol.

Para consultar as diretrizes para autores/as e enviar submissão, acessar http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/about/submissions

Datas importantes

Artigos inéditos devem ser submetidos, até o dia 30/04/2020

Previsão de Publicação: setembro de 2020