CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO - LITERATURA E IMAGEM

A Revista Raído, periódico científico do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), está com chamada aberta para o volume temático LITERATURA E IMAGEM, a ser publicado no 2º semestre de 2017. 

As submissões serão recebidas no período compreendido entre 28/04/2017 e 15/06/2017.

Call for papers: LITERATURE AND IMAGE

Call for papers: LITERATURA Y LA IMAGEN

Ementa: A múltipla proliferação das formas de registro, armazenamento e reprodução de imagens no mundo contemporâneo tem intensificado a necessidade de seu estudo e diversificado os modos de interrogação das mesmas: O que é uma imagem? O que uma imagem dá a ver? O que mostra e como mostra? De que modos nos relacionamos com elas? As questões se multiplicam como que refletidas por espelhos paralelos; questões que se formam nesse espaço de encontro entre a imagem e o olhar que ela provoca; nesse lugar que Emmanuel Alloa denomina como “atmosfera pensativa”, “meio pensativo”. É dentro dessa perspectiva que convidamos a pensar a Imagem sob a perspectiva de suas afinidades eletivas com a Literatura.

Muito embora a noção de imagem nos remeta, de forma mais imediata, ao domínio das expressões que visam à representação plástica, como a pintura, a fotografia e o cinema, palavra e imagem mantêm relações simbióticas desde as raízes icônicas do signo verbal. Seja no âmbito de suas práticas criativas, como o uso da página como agente estruturante do texto e a constituição de poemas verbivocovisuais, tomando emprestada, aqui, a feliz expressão de Haroldo de Campos; seja no regime das categorias literárias, como imagismo e imagem poética. As relações entre Literatura e Imagem têm se mostrado extremamente profícuas, ao longo da história, e se tornado especialmente candentes na contemporaneidade, período em que fenômenos como a inclusão de fotografias nas páginas dos romances, a construção de formas e gêneros híbridos no mundo digital, a sensibilidade multifacetária de escritores/artistas plásticos/cineastas e as novas experiências de incorporação da palavra no domínio da linguagem cinematográfica, criam novos espaços de pensamento entre Literatura e Imagem. Nesse sentido, indagamos: os modos próprios de produção de sentido entre palavra e imagem são traduzíveis? As revisões conceituais pelas quais a imagem passa nos impõe a necessidade de repensar a própria noção de imagem poética? Que tipo de experiência sensível e/ou cognitiva se constitui diante de signos em que o pensamento imagético e o conceitual se encontram cada vez mais imantados? O próprio modo como colocamos tais reflexões nos exigem conceber a noção de Literatura numa perspectiva expandida?

Informações Adicionais:Os trabalhos submetidos devem estar formatados de acordo com as Diretrizes para Autores, disponibilizadas na página do periódico http://www.periodicos.ufgd.edu.br/index.php/raido

Colaboração Institucional dos seguintes Grupos de pesquisa: Estudos em Arte e Literatura contemporânea (UFGD) Pesquisas Avançadas em Materialidades, Ambiências e Tecnologias (UFSB) Ritmo, Imagem e Pensamento (UFF)

 


Editores Temáticos

Paulo Custódio de Oliveira (UFGD)

Alex Martoni (UFF)