Política e desenvolvimento: uma visão a partir de jovens universitários da Unespar, Brasil

Autores

  • Olga Alicia Gallardo Milanés Universidade de Holguín (UHo)
  • Cristina Satiê de Olivera Pátaro Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
  • Frank Antonio Mezzomo Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

DOI:

https://doi.org/10.30612/frh.v19i33.6774

Palavras-chave:

Estudiantes universitarios. Política. Desarrollo.

Resumo

Os jovens que estudam em universidades são importantes atores sociais, sendo sua participação crucial para o desenvolvimento. Assim, a pesquisa tem como objetivo problematizar o papel de jovens estudantes da Unespar como agentes de desenvolvimento, buscando compreender suas percepções sobre política e desenvolvimento, valorizá-los a partir da diversidade de suas concepções e verificar a influência do contexto em suas ideias. Foram utilizadas abordagens qualitativas e quantitativas, a partir da metodologia de Investigação Apreciativa. Os resultados mostram que a participação política dos estudantes se dá principalmente por formas não convencionais, e que os mesmos apresentam uma ampla visão de desenvolvimento, reconhecendo a inter-relação entre as dimensões econômica, política, social e ambiental, embora atribuam relevância aos recursos econômicos, entendendo-os como suporte para alcançar as garantias sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Olga Alicia Gallardo Milanés, Universidade de Holguín (UHo)

Doutora em Ciências Pedagógicas pela Universidade Pedagógica de Holguín. Professora e pesquisadora pela Universidade de Holguín, Cuba. Possui pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento pela Universidade Estadual do Paraná - Câmpus de Campo Mourão.

Cristina Satiê de Olivera Pátaro, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professor do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento na Universidade Estadual do Paraná - Câmpus de Campo Mourão.

Frank Antonio Mezzomo, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Doutor em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento na Universidade Estadual do Paraná - Câmpus de Campo Mourão.

Publicado

2017-08-21

Como Citar

Milanés, O. A. G., Pátaro, C. S. de O., & Mezzomo, F. A. (2017). Política e desenvolvimento: uma visão a partir de jovens universitários da Unespar, Brasil. Fronteiras, 19(33), 170–191. https://doi.org/10.30612/frh.v19i33.6774