As diferentes noções de mudança dentro da música caipira: uma reflexão sobre a obra de Tião Carreiro

Autores

  • Rainer Gonçalves Souza Universidade Federal de Góias

Palavras-chave:

Sertão. Música Caipira. Tião Carreiro.

Resumo

Partindo das obras que apontaram as mais perpetuadas definições do sertão brasileiro, buscamos nesse trabalho contemplar como tais definições influenciaram a significação da música caipira. Além disso, analisamos como as narrativas que contaram a trajetória da música caipira problematizam as diferentes mudanças ocorridas em tal estilo musical, quando o mesmo começa a ser registrado pelas gravadoras e alcança os meios de comunicação. Dessa forma, procuro desconstruir “as narrativas da mudança” a partir das questões levantadas pelo etnomusicólogo Bruno Nettl, defensor da idéia de que o conceito de mudança perpassa por várias definições e significados. Por fim, analisamos elementos musicais e extramusicais da obra de Tião Carreiro, considerado por muitos um representante típico da chamada música caipira “de raiz”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. Maria Ermantina Galvão O. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

LACAPRA, Dominick. Repensar la historia intelectual y leer textos. In: “Giro Lingüístico” e historia intelectual. Quilmes: Universidad Nacional de Quilmes, 1998. p. 237-293.

LIMA, Nísia Trindade. Um sertão chamado Brasil. Rio de Janeiro: Revam, IUPERJ, UCAM, 1999.

NEPOMUCENO, Rosa. Música caipira: da roça ao rodeio. São Paulo: Editora 34, 1999.

SANTOS, Mariza Veloso Motta; MADEIRA, Maria Angélica. Leituras brasileiras: itinerários no pensamento social e na literatura. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

Downloads

Publicado

2008-07-05

Como Citar

Souza, R. G. (2008). As diferentes noções de mudança dentro da música caipira: uma reflexão sobre a obra de Tião Carreiro. Fronteiras, 10(17), 137–161. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/66