Ensino de História regional em Mato Grosso do Sul: limites e possibilidades no uso do livro didático para o ensino fundamental

Autores

  • Jackson James Debona

Palavras-chave:

Livro didático. Ensino de História. História Regional. Mato Grosso do Sul. Mato Grosso.

Resumo

Este artigo é parte do trabalho realizado na análise de livros didáticos que entraram no Mato Grosso do Sul no período do PNLD 2011, para o ensino de História, no esforço de compreender questões relacionadas à inserção dos aspectos regionais no âmbito dos conteúdos a serem ministrados no Ensino Fundamental. A metodologia utilizada no mapeamento, seleção e localização das coleções, consiste no exame material das fontes selecionadas, a exemplo do que propõem os estudos de (CHARTIER,1990) e (MOREIRA, 2011) entendendo que a produção dos textos está diretamente vinculada aos suportes os quais são dados a ler. Tais ações vêm sendo orientadas pelo Ministério da Educação, através de programas de roteirização e produção de guias para orientar essa escolha - PNLD - aliada às práticas cotidianas as quais, tratando de escola pública, fortalecem, para os professores, a sua utilização e para os pesquisadores a necessidade de discutir suas formas de apropriação.

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Publicado

2015-12-29

Como Citar

Debona, J. J. (2015). Ensino de História regional em Mato Grosso do Sul: limites e possibilidades no uso do livro didático para o ensino fundamental. Fronteiras, 17(30), 167–185. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/4870

Edição

Seção

DOSSIÊ 08: TERRITÓRIOS E FRONTEIRAS DO ENSINO DE HISTÓRIA I