[Retratado] Os conflitos “étnicos” na África

Autores

  • Alfa Oumar Diallo

Palavras-chave:

Conflitos. Etnia. África.

Resumo

A África em geral, e alguns países em particular, naufragou em conflitos internos, dos quais as fontes principais são a terra e a água. Algumas ideias espalhadas sobre o continente africano devem ser postas em causa. O fato é que os conflitos que levam o rótulo étnico na África quase não têm nada de étnico. São lutas para conquistar ou conservar o poder, se necessário for por todos os meios.

__________________________________________________________

O Conselho Editorial Adjunto vem por meio desta nota, informar a comunidade científica, acadêmica e a sociedade em geral, pelas quais nutre profundo respeito e admiração, que foi detectado um suposto plágio em um de seus artigos. Posteriormente por meio de verificação e checagem se constatou a existência do plágio em um artigo que consta no Vol. 17, N. 29, Ano, 2015. Em partes do texto que compõe a sessão de Artigos Livres, intitulado “Os conflitos ‘étnicos’ na África”, de autoria de Alfa Omar Diallo. O autor foi comunicado e se pronunciou em Carta de Retratação que segue publicada na Revista.

No intuito de cumprir com o nosso papel de Editores da Revista, mantendo a transparência, imparcialidade, impessoalidade, e o compromisso ético nas mais variadas etapas de sua existência e processo de editoração, pedimos desculpas e nos colocamos a disposição.

Dourados, MS – 11 de setembro de 2020.

Conselho Editorial Adjunto da Fronteiras: Revista de História

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2015-07-11

Como Citar

Diallo, A. O. (2015). [Retratado] Os conflitos “étnicos” na África. Fronteiras, 17(29), 120–139. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/4599