“Forças de dominação”: discurso intelectual, violência e justiça no Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina (1912-1930)

Autores

  • Aruanã Antonio dos Passos UEG
  • Alexandro Neundorf UFPR

Palavras-chave:

Discurso intelectual, violência, senso de justiça, identidade, História Regional do Brasil.

Resumo

O artigo busca analisar, através de dois eixos interpretativos distintos e ao mesmo tempo imbricados, o discurso intelectual paranaense sobre o “Outro” no Conflito do Contestado (1912-1916) e as relações entre a violência e a formação de um senso de justiça popular no Sudoeste do Paraná. Para tanto, a relação estabelecida entre a constituição da “violência efetiva” e da “violência discursiva” intelectual durante toda a ocupação populacional dessa região é o ponto de partida para uma perspectiva de análise comparativa entre as “duas regiões”. Essa perspectiva é capaz de dar um outro olhar à história da região, para além da disputa pela terra, sua ocupação e o conflito eminente (Contestado) entre duas concepções de mundo conflitantes e constitutivas de relações de poder até então pouco contempladas pela historiografia, tanto paranaense quanto catarinense, em torno de acontecimentos afirmativos de sua memória e identidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aruanã Antonio dos Passos, UEG

Docente da Universidade Estadual de Goiás. Mestre em História pela Universidade Federal do Paraná.

Alexandro Neundorf, UFPR

Doutorando e mestre em História pela UFPR.

Downloads

Publicado

2012-09-06

Como Citar

Passos, A. A. dos, & Neundorf, A. (2012). “Forças de dominação”: discurso intelectual, violência e justiça no Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina (1912-1930). Fronteiras, 14(25), 35–53. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/1007