Diálogos com os professores: contribuições dos manuais de didática da História para as práticas de ensino

Autores

  • Osvaldo Rodrigues Junior Universidade Federal da Grande Dourados
  • Tânia Braga Garcia

Palavras-chave:

Didática da História. Manuais de Didática da História. Formação de professores de História.

Resumo

Apresenta resultados de análise de manuais de Didática da História produzidos no Brasil entre 1997 e 2013. Explicita características da estrutura e forma de sete obras que correspondem à definição de manuais didáticos como obras que têm a finalidade de orientar professores em suas práticas de ensino. Aceita a existência destes manuais configura a composição do código disciplinar da História e da Didática da História enquanto disciplina responsável por orientar o ensino da História. Toma o pressuposto de que a Didática da História é a “ciência do aprendizado histórico” e que, como tal, pode ser dirigida a três tarefas: a tarefa empírica; a tarefa reflexiva; e a tarefa normativa. Os resultados indicam que as(os) autores(as) dos  manuais têm o objetivo de estabelecer diálogos com professores formadores, formados ou em processo de formação a respeito de possibilidades para ensinar e aprender História, expressando determinadas concepções quanto à função do professor e quanto a práticas de ensino mais adequadas, particularmente marcadas pelas abordagens construtivistas e sócio interacionistas e pela ênfase na perspectiva de instrumentalização da ação docente.

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Biografia do Autor

Osvaldo Rodrigues Junior, Universidade Federal da Grande Dourados

Docente na Área de História, na Universidade Federal da Grande Dourados

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Publicado

2016-07-28

Como Citar

Rodrigues Junior, O., & Garcia, T. B. (2016). Diálogos com os professores: contribuições dos manuais de didática da História para as práticas de ensino. Fronteiras, 18(31), 339–356. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/5473

Edição

Seção

DOSSIÊ 09: TERRITÓRIOS E FRONTEIRAS DO ENSINO DE HISTÓRIA II