A cidade de Marabá sob o impacto dos projetos governamentais (1970-2000)

Autores

  • José Jonas Almeida Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

História da Amazônia. Políticas públicas.

Resumo

Em função das perspectivas trazidas pela descoberta de minério de ferro na Serra dos Carajás, no sul do Pará, o Governo Federal promoveu a partir de 1970, uma série de intervenções na cidade de Marabá. Uma vez verificada a localização inadequada do sítio urbano, vulnerável às enchentes periódicas dos rios Tocantins e Itacaiúnas, foi planejada a transferência da cidade para outro local, onde hoje se encontra a Nova Marabá. A população da cidade antiga não viu com simpatia a idéia, tendo já estabelecido um convívio com as enchentes que praticamente todos os anos afetam a cidade. A persistência da Marabá Pioneira e de seus moradores que ainda estabelecem um modo de vida típico das populações ribeirinhas da Amazônia revela também o fracasso da política de planejamento governamental feita de fora da realidade local e de uma acomodação dos moradores com um problema que acaba gerando custos elevados para o Poder Público em função dos prejuízos provocados todos os anos pelas enchentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Jonas Almeida, Universidade de São Paulo

Mestre em História Econômica pelo Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2009-12-18

Como Citar

Almeida, J. J. (2009). A cidade de Marabá sob o impacto dos projetos governamentais (1970-2000). Fronteiras, 11(20), 167–188. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/347