Movimentos de mulheres: (re)construindo subjetividades femininas em Teresina - Piauí (1980)

Autores

  • Claudia Cristina da Silva Fontineles UFPI
  • Jayra Barros Medeiros UESPI

Palavras-chave:

História. Gênero. Teresina

Resumo

O presente artigo analisa o movimento de mulheres na década de 1980 e suas ressonâncias nas subjetividades femininas, discutindo as permanências e mudanças promovidas na cotidianidade, na produção de identidades e nas relações de sociabilidades do gênero em Teresina. Para tanto, levou-se em consideração que homens e mulheres se constituem enquanto construção social e não como algo natural e imutável, pois o gênero é um elemento importante na constituição da política e das relações de poder. Essas relações são entendidas aqui nas suas variadas formas de polaridade, ou seja, o poder não é apenas bipolar, a sociedade nos apresenta múltiplas formas do ser de mulheres e de homens. Os indivíduos possuem múltiplas formas de poder, como as de homens sobre homens, homens com mais poder sobre os outros, mulheres sobre mulheres e homens sobre mulheres. A pesquisa analisou os encaminhamentos promovidos pelos grupos femininos no cenário teresinense e as interfaces dos movimentos de mulheres com questões de ordem política e comportamental da sociedade da época. Como metodologia de pesquisa foram utilizadas consultas em documentos oficiais, em fontes hemerográficas e em fontes orais, que foram analisadas sob a perspectiva teórica de autores como Michele Perrot, Joan Scott e Rachel Sohiet.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Cristina da Silva Fontineles, UFPI

Doutora em História (UFPE). Professora Adjunta (UFPI), do Programa de Pós-Graduação em História e do Centro de Ciências da Educação. Mestre em Educação (UFPI). Especialista em História Sociocultural (UFPI)  e em História Política Contemporânea (UESPI).

Jayra Barros Medeiros, UESPI

Mestre em História (UFPI). Professora Assistente (UESPI).

Downloads

Publicado

2011-12-17

Como Citar

Fontineles, C. C. da S., & Medeiros, J. B. (2011). Movimentos de mulheres: (re)construindo subjetividades femininas em Teresina - Piauí (1980). Fronteiras, 13(24), 237–252. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/1207

Edição

Seção

DOSSIÊ 06: HISTÓRIA DAS MULHERES E RELAÇÕES DE GÊNERO