“Asilo” e “o Grande Urso”: a Guerra Fria nas Histórias em Quadrinhos do Capitão América (1989)

Autores

  • Leonardo Brandão Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

DOI:

https://doi.org/10.30612/frh.v20i35.8639

Palavras-chave:

Histórias em Quadrinhos. Guerra Fria. URSS. Socialismo.

Resumo

A URSS, fruto dos desdobramentos da Revolução Russa de 1917, foi alvo, ao longo dos anos da Guerra Fria, de uma ampla gama de representações na cultura de massas norte-americana, como filmes, propagandas, reportagens em revistas, HQs etc. Diante desse quadro, foi realizado uma pesquisa com as HQs (Histórias em Quadrinhos). O objeto de análise foi uma aventura do Capitão América com o grupo Super Soldados Soviéticos (Soviet Super Soldiers) da Marvel. A aventura analisada divide-se nas histórias “Asilo” e “O Grande Urso”, ambas originalmente publicadas no ano de 1989 na HQ de título “Capitão América”. O objetivo foi compreender tais aventuras no contexto que engloba os estertores da Guerra Fria, percebendo as representações construídas sobre esse grupo e sobre a URSS, além da relação entre os integrantes dos Super Soldados Soviéticos com o Capitão América. A conclusão é de que a URSS foi representada nesta HQ como um país sem liberdade e que perseguia até mesmo seus próprios super-heróis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Brandão, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Doutor em História pela PUC/SP. Professor do Departamento de História e Geografia da Universidade Regional de Blumenau - FURB. Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da FURB. Coordenador do Laboratório de Estudos Contemporâneos (LEC).

Downloads

Publicado

2018-08-22

Como Citar

Brandão, L. (2018). “Asilo” e “o Grande Urso”: a Guerra Fria nas Histórias em Quadrinhos do Capitão América (1989). Fronteiras, 20(35), 174–190. https://doi.org/10.30612/frh.v20i35.8639

Edição

Seção

DOSSIÊ 13: HUMOR GRÁFICO, POLÍTICA E HISTÓRIA I