Entre manuais e artigos: campanhas para o público leigo sobre o fumo e seus males no Brasil na primeira metade do século XX.

Autores

  • Huener Silva Gonçalves CEFET-MG; Faculdade ASA de Brumadinho
  • Deyse Marinho de Abreu

Palavras-chave:

História da Saúde. Antitabagismo. Divulgação médico-científica.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo fazer um levantamento dos discursos contra o tabagismo produzidos no país na primeira metade do século XX, a partir das obras de editoras religiosas – Adventistas e Batistas - e da Revista Seleções do Reader’s Digest. Estas publicações desempenharam importante papel na circulação de artigos sobre a temática voltados para o público leigo até a década de 1960, quando as pesquisas da epidemiologia do câncer do pulmão ganharam espaço nos artigos em revistas especializadas, principalmente da medicina, e na mídia leiga.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Huener Silva Gonçalves, CEFET-MG; Faculdade ASA de Brumadinho

Mestre em História pela Linha Ciência e Cultura na História, PPGHIS – UFMG, Professor do CEFET-MG, do Curso de História da Faculdade ASA e integrante do Grupo Scientia-UFMG. 

Deyse Marinho de Abreu

Mestre em História pela Linha Ciência e Cultura na História, PPGHIS – UFMG e integrante do Grupo Scientia-UFMG. 

Downloads

Publicado

2011-07-29

Como Citar

Gonçalves, H. S., & Abreu, D. M. de. (2011). Entre manuais e artigos: campanhas para o público leigo sobre o fumo e seus males no Brasil na primeira metade do século XX. Fronteiras, 13(23), 127–145. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/995

Edição

Seção

DOSSIÊ 05: HISTÓRIA DA SAÚDE