Representações humorísticas de FHC e de Lula no jornal O Globo (1995-2010)

Autores

  • Marilda Lopes Pinheiro Queluz Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
  • Ligia Carla Gabrielli Berto Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

DOI:

https://doi.org/10.30612/frh.v21i36.9414

Palavras-chave:

Humor gráfico. Caricatura. Charge. FHC. Lula.

Resumo

O objetivo deste texto é propor uma reflexão sobre os mecanismos do humor gráfico presentes nas representações dos ex-presidentes do Brasil, Fernando Henrique Cardoso (FHC) e Luiz Inácio Lula da Silva (Lula), publicadas no jornal O Globo, entre 1995 e 2010, a partir do seu acervo digital. Os desdobramentos desses dois governos até hoje são visíveis no país e a narrativa histórica dos mandatos deles também pode ser lida através de charges que caricaturizaram ambos. Considera-se que a charge é um enunciado, ou seja, a materialidade de uma situação comunicativa que depende do momento histórico em que foi produzido e se transforma a cada leitura. Nas estratégias discursivas criadas por Aroeira e, principalmente, por Chico Caruso, percebe-se um diálogo entre a caricatura dos políticos e a linguagem das charges, o uso de metáforas visuais, paródias, intertextualidade e citações, e até mesmo narrativas sequenciadas dos quadrinhos. Na interpretação e na crítica dos acontecimentos da política brasileira os desenhistas buscaram inspiração e referências na arte, no cinema, nos fatos jornalísticos e na própria história da caricatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilda Lopes Pinheiro Queluz, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora e pesquisadora em História da Arte do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Ligia Carla Gabrielli Berto, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Mestranda em Tecnologia e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Downloads

Publicado

2018-12-19

Como Citar

Queluz, M. L. P., & Berto, L. C. G. (2018). Representações humorísticas de FHC e de Lula no jornal O Globo (1995-2010). Fronteiras, 20(36), 12–37. https://doi.org/10.30612/frh.v21i36.9414

Edição

Seção

DOSSIÊ 14: HUMOR GRÁFICO, POLÍTICA E HISTÓRIA II