Entrevista com Joana Maria Pedro (Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e presidenta da Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil - biênio 2018-2019)

Autores

  • Erinaldo Cavalcanti Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Geovanni Cabral Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)
  • João Luiz Damasceno Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

DOI:

https://doi.org/10.30612/frh.v20i35.8644

Palavras-chave:

História. Trajetória. Gênero. Maria Joana Pedro.

Resumo

A entrevista aborda a trajetória pessoal e profissional da historiadora Maria Joana Pedro da Universidade Federal de Santa Catarina. Nesse sentido, Joana Maria Pedro relembra os momentos e as circunstâncias que possibilitaram sua escolha pela área da História e pelos estudos sobre gênero. Também ela rememora sua trajetória acadêmica, destaca as ações desenvolvidas sobre os debates, eventos e publicações que tematizam as relações de gênero, ressalta alguns desafios que a temática provoca e a importância acadêmica e política que os estudos sobre gênero adquiriram nos dias atuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erinaldo Cavalcanti, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente do Curso de História e do Mestrado Interdisciplinar da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Diretor da Regional Norte de História Oral (2018-2020). Líder do grupo de pesquisa iTemnpo.

Geovanni Cabral, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

Docente da Faculdade de História da Unifesspa e vice-líder do iTemnpo. Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

João Luiz Damasceno, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

Discente do Curso de História da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

Downloads

Publicado

2018-08-22

Como Citar

Cavalcanti, E., Cabral, G., & Damasceno, J. L. (2018). Entrevista com Joana Maria Pedro (Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e presidenta da Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil - biênio 2018-2019). Fronteiras, 20(35), 238–256. https://doi.org/10.30612/frh.v20i35.8644