Humor Politizado: o uso das ilustrações satíricas na imprensa paraibana nos anos 70

Autores

  • Rosildo Raimundo Brito Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.30612/frh.v20i35.8637

Palavras-chave:

Humor gráfico. Ilustrações satíricas. História Cultural. Imprensa paraibana.

Resumo

Este trabalho apresenta um breve registro sobre o uso político e ideológico das ilustrações satíricas durante a década de 1970. Trata-se de uma abordagem que busca, dentro da perspectiva histórica, apresentar um panorama acerca do período mais efervescente da produção satírico-humorística da imprensa paraibana, destacando o trabalho combativo dos principais humoristas gráficos paraibanos em atuação na época. Neste contexto, este ensaio objetiva contribuir com os estudos acerca do desenvolvimento do humor gráfico enquanto uma das manifestações político-ideológicas mais provocativas e criativas atreladas ao universo jornalístico, em cujo seio os desenhos satíricos ganham contornos sociais, políticos e culturais, de grande valor histórico. Para além dos resultados obtidos e que apontam para as idiossincrasias pertinentes à produção gráfico-narrativa pertinente ao período analisado, este trabalho também contribuir para um maior alargamento dos trabalhos no campo da História Cultural em que a imagem iconográfica tem se tornando um objeto de estudo cada vez mais explorado pelos historiadores, enquanto valiosa fonte de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosildo Raimundo Brito, Universidade de São Paulo (USP)

Doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Adjunto da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), lotado na Unidade Acadêmica de Arte e Mídia.

Downloads

Publicado

2018-08-22

Como Citar

Brito, R. R. (2018). Humor Politizado: o uso das ilustrações satíricas na imprensa paraibana nos anos 70. Fronteiras, 20(35), 137–153. https://doi.org/10.30612/frh.v20i35.8637

Edição

Seção

DOSSIÊ 13: HUMOR GRÁFICO, POLÍTICA E HISTÓRIA I