Bia Sabiá em “O pessoal é Político”: (Re)Invenção do Político no Humor Gráfico Feminista de Ciça (Nós Mulheres, 1976-1978)

Autores

  • Cintia Lima Crescêncio Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

DOI:

https://doi.org/10.30612/frh.v20i35.8636

Palavras-chave:

Periódicos. Privado. Público. Político. Humor Gráfico Feminista.

Resumo

Uma das principais expressões do feminismo brasileiro na década de 1970 foi a imprensa. Diferentes grupos feministas criaram periódicos que hoje são valiosas fontes para o conhecimento da história do Brasil. Nesses jornais um fenômeno recorrente é o humor gráfico com perspectiva feminista que, a partir das pautas do feminismo, elaborou críticas humoradas às estruturas e instituições responsáveis pela desigualdade entre homens e mulheres. Nós Mulheres, fundado em 1976, foi um dos primeiros jornais a lançar mão do humor gráfico como ferramenta de reflexão. O jornal, que defendia um feminismo autônomo, publicou em seus números tirinhas da cartunista Ciça, protagonizadas pela personagem Bia Sabiá, que problematizavam, através do tema trabalho doméstico, a relação entre privado e público, pessoal e político. Diante do exposto, o objetivo do presente artigo é refletir sobre a (re)invenção do político – e do humor político – no humor gráfico feminista de Ciça à luz do mote do feminismo “o pessoal é político”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cintia Lima Crescêncio, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professora do curso de História da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS. Realiza estágio pós-doutoral na Universidade Presbiteriana Mackenzie, no Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura.

Downloads

Publicado

2018-08-22

Como Citar

Crescêncio, C. L. (2018). Bia Sabiá em “O pessoal é Político”: (Re)Invenção do Político no Humor Gráfico Feminista de Ciça (Nós Mulheres, 1976-1978). Fronteiras, 20(35), 117–136. https://doi.org/10.30612/frh.v20i35.8636

Edição

Seção

DOSSIÊ 13: HUMOR GRÁFICO, POLÍTICA E HISTÓRIA I