Territorialidade e biografia: ao redor de Tia Eva

Autores

  • Myleide Meneses Oliveira Machado Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Josemar de Campos Maciel Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

DOI:

https://doi.org/10.30612/frh.v19i33.6769

Palavras-chave:

Comunidade. Territorialidade. Quilombolas.

Resumo

Na investigação da história das comunidades quilombolas no Brasil, urge redimensionar conceitos como “identidade” e “territorialidade” mostrando que as comunidades produzem ressignificações, em suas relações com o espaço num sistema de representação político territorial. Este artigo focaliza a Comunidade Quilombola São Benedito, no Estado de Mato Grosso do Sul, cidade de Campo Grande, formada no início do século XX. O artigo explora teoricamente o auto-reconhecimento e identificação da Comunidade, com formas próprias de organização social, ocupando e usando territórios e recursos como condição para sua ancestral reprodução cultural, social, religiosa e econômica, negociando conhecimentos, inovações e práticas com a tradição e na sua inserção no município.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Myleide Meneses Oliveira Machado, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professora da Secretaria Estadual de Mato Grosso do Sul e Secretaria Municipal de Dourados nas disciplinas de História e Filosofia. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH/UFGD), Linha de Pesquisa Fronteiras, Identidades e Representações.

Josemar de Campos Maciel, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2004). Atualmente, professor na Universidade Católica Dom Bosco.

Downloads

Publicado

2017-08-21

Como Citar

Machado, M. M. O., & Maciel, J. de C. (2017). Territorialidade e biografia: ao redor de Tia Eva. Fronteiras, 19(33), 147–169. https://doi.org/10.30612/frh.v19i33.6769