O ensino de História como lugar privilegiado para o estabelecimento de um novo diálogo com a cultura indígena nas escolas brasileiras de nível básico

Autores

  • Edson Machado de Brito PUC-SP

Palavras-chave:

Escola indígena. Ensino de história. Tolerância cultural.

Resumo

O artigo analisa as possibilidades de inovação no diálogo do ensino de história com a cultura indígena nas escolas brasileiras, tanto nas escolas indígenas quanto nas escolas não-indígenas. No bojo do debate aparecerão as tensões sociais que historicamente atravessam as relações entre a escola e a cultura indígena, bem como as questões sociais enfrentadas pelos povos indígenas brasileiros ao longo dos 509 de contato com os não-índios. O estudo centrará as suas análises em duas direções: nas transformações que a escola indígena vem experimentando nas últimas duas décadas e nas políticas públicas voltadas para o ensino da história e cultura indígena nas escolas brasileiras de nível básico, em conformidade com a lei 11.645/ 08. Em ambos os casos, as análises recorrerão ao ensino de história como articulador de uma proposta curricular voltada para produção de um conhecimento que tenha em vista a valorização e o respeito a cultura indígena.

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Publicado

2009-12-18

Como Citar

Brito, E. M. de. (2009). O ensino de História como lugar privilegiado para o estabelecimento de um novo diálogo com a cultura indígena nas escolas brasileiras de nível básico. Fronteiras, 11(20), 59–72. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/624

Edição

Seção

DOSSIÊ 02: ENSINO DE HISTÓRIA