A historiografia da escravidão em Mato Grosso e o escravo na lida com o gado: enfoque para a localidade de Sant’ana de Paranaíba (1857-1874)

Autores

  • Isabel Camilo de Camargo

Palavras-chave:

Historiografia da escravidão. Escravo. Gado. Mato Grosso. Sant’Ana de Paranaíba.

Resumo

O objetivo do presente artigo é discutir a contribuição do debate historiográfico sobre a escravidão em Mato Grosso para uma melhor compreensão do uso do trabalho escravo na lida com o gado. A localidade estudada foi Sant´Ana de Paranaíba, que pertencia à província de Mato Grosso no século XIX e era um local de passagem e parada entre as províncias de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Cuiabá. Para a discussão historiográfica utilizamos diversos autores que estudaram a temática tanto em Mato Grosso como em Sant’Ana de Paranaíba. Para o debate do trabalho cativo na lida com o gado utilizamos como fontes históricas diversos Livros de Declaração de boiadeiros e a Lista de escravos a serem libertos pelo Fundo de Emancipação de 1874, ambos localizados no Arquivo Público de Mato Grosso. O recorte temporal se relaciona com as datas dos documentos examinados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-07-11

Como Citar

Camargo, I. C. de. (2015). A historiografia da escravidão em Mato Grosso e o escravo na lida com o gado: enfoque para a localidade de Sant’ana de Paranaíba (1857-1874). Fronteiras, 17(29), 202–218. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/4603