Feminismo, eugenia e maternalismo nos discursos de duas feministas sufragistas uruguaia e brasileira

Autores

  • María Laura Osta Vázquez UFSC

Palavras-chave:

Eugenia. Feminismo. Maternalismo.

Resumo

O presente artigo analisa os entrecruzamentos entre o feminismo, a eugenia e a maternidade nos discursos das duas sufragistas mais importantes no Uruguai e no Brasil (Paulina Luisi e Bertha Lutz) a partir de uma perspectiva de história cruzada e de gênero. Ainda hoje nos discursos dos parlamentares, há algumas constantes nas concepções sobre as mulheres e suas limitações nos espaços de ação política. O objetivo deste artigo é rastrear algumas dessas ideias nos discursos de Paulina e Bertha para perceber como foram instituídas já no início do século XX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

María Laura Osta Vázquez, UFSC

Maria Laura Osta Vazquez (lauraosta@hotmail.com) possui graduação em Licenciatura em Humanidades pela Universidade de Montevidéu (2002) e mestrado (Master en Historia del Mundo Hispano) pelo Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CESIC) (2005) Madrid. Em 2008 publicou o livro El Sufragio, una conquista femenina, pela Editora Dobleclik de Montevideo, apoiado por OBSUR. Agora está fazendo doutorado no Programa de Pós-Graduação em História na Universidade Federal de Santa Catarina. Em janeiro de 2012 publicou a obra: Educación y Secularización en Hispanoamérica pela Editorial Académica Española. 2012.

Downloads

Publicado

2012-09-06

Como Citar

Vázquez, M. L. O. (2012). Feminismo, eugenia e maternalismo nos discursos de duas feministas sufragistas uruguaia e brasileira. Fronteiras, 14(25), 55–68. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/1618