Em busca de Aimé Bonpland

Autores

  • Luiz Felipe Viel Moreira UEM
  • Marcela Cristina Quinteros UEM

Palavras-chave:

Aimé Bonpland, História Rio-platense, Biografia

Resumo

A peregrinação do viajante alemão Avé Lallement ao sul do Brasil a meados da década de 1850, tinha como um de seus objetivos encontrar ainda vivo o companheiro de viagens de seu compatriota Alexander von Humboldt, o botânico francês Aimé Bonpland. Na época, velho e doente, Bonpland morava no interior da província de Corrientes (Argentina) havia alguns anos. O cientista francês tinha acompanhado Humboldt nas suas viagens ao continente americano em inícios do século XIX. Tendo voltado à Europa e após um breve período em Paris, Bonpland fez o caminho inverso ao de Humboldt: enquanto este nunca mais voltou ao Novo Continente, o cientista francês retornou para morar e morrer na América. Enquanto Humboldt decidiu escrever “sobre” a América, Bonpland escolheu viver “nela”, participando dos fatos políticos, sociais e econômicos da região. Com este artigo, pretendemos apresentar um dos aspetos menos explorados da vida de Bonpland: o de seu compromisso com as mudanças da América revolucionária e convulsionada da primeira metade do século XIX, em particular, da sua participação nos acontecimentos políticos da região rio-platense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AVÉ-LALLEMANT, Robert. Viagem pela província do Rio Grande do Sul. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Edusp; 1980.

BOCCIA ROMAÑACH, Alfredo. Amado Bonpland. Caraí Arandú. Asunción: El Lector, 1999.

BOCCIA ROMAÑACH. El polifacético Aimé Bompland. 2001. Disponível em: http://www.fundacionazara.org.ar/Artic/Tecnicos/Biografia_bonpland.htm. Acesso em: 3 nov. 2008.

CARDOZO, Efraím. Breve Historia del Paraguay. Buenos Aires: Eudeba, 1965.

CARRERA DAMAS, Germán (comp.). Simón Bolívar. fundamental. Caracas: Monte Avila, 1993. 2 volumes.

DÍAZ PIEDRAHITA, Santiago. Bonpland, Kunth y la botánica en el viaje de Humboldt. In: Revista Credencial Historia, Bogotá, n. 134, fev. 2001.

GASULLA, Luis. El solitario de Santa Ana. Buenos Aires: Santiago Rueda, 1978.

HALPERÍN DONGHI, Tulio. Historia Argentina. Buenos Aires: Paidós, 1995. 7 volumes.

PRATT, Mary Louise. Os olhos do império. Relatos de viagem e transculturação. Bauru, SP: EDUSC, 1999.

ROA BASTOS, Augusto. Yo el Supremo. Madrid: Alfaguara, 1985.

RODRÍGUEZ ALCALÁ, Guido. Ideología Autoritaria. Asunción: Servilibro, 2007.

Downloads

Publicado

2008-12-28

Como Citar

Moreira, L. F. V., & Quinteros, M. C. (2008). Em busca de Aimé Bonpland. Fronteiras, 10(18), 221–236. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/145